Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Gás Natural completa 21 anos de distribuição em Santa Catarina

Terça, 06 de abril de 2021


Gás Natural completa 21 anos de distribuição em Santa Catarina

A indústria têxtil Döhler, de Joinville, foi o primeiro consumidor a utilizar o insumo no Estado 

No dia 06 de abril de 2000, há exatos 21 anos, a SCGÁS iniciava a distribuição de Gás Natural em Santa Catarina. A Distribuidora foi fundada oficialmente em 1994, mas a construção da rede de distribuição no Estado iniciou em 1997. Três anos depois, no ano 2000, a SCGÁS conectou o primeiro cliente: a indústria Döhler, de Joinville. Desde então, a Companhia se desenvolveu junto com o estado catarinense e implantou mais de 1.260 km de rede e conectou 17 mil clientes diretos, atendendo de forma indireta quase 130 mil consumidores. 

Com quase 140 anos de história, a indústria têxtil Döhler continua utilizando o Gás Natural em seu processo produtivo. José Mário Gomes Ribeiro, Diretor Presidente da Döhler, conta que o gás natural é utilizado nas câmaras de secagem para tratar o tecido. O insumo é importante porque, como explica José Mário, a empresa é “intensiva no consumo de energia térmica e elétrica. A energia é necessária para tratar o tecido. A partir do algodão que recebemos, processamos, produzimos o fio e produzimos o tecido”, finaliza. 

O Diretor Presidente da Döhler lembra que, antes do advento do Gás Natural no território catarinense, era utilizado carvão no processo produtivo. “Nós quebrávamos duas carretas por dia de minério de carvão. Dessas duas carretas, 50% a 60% era pedra. Queimávamos pedra para gerar vapor, pois não tinha outro energético”, lembra. Sabendo dos benefícios do Gás Natural, a Döhler foi uma das indústrias que ajudou, junto à FIESC (Federação das Indústrias de Santa Catarina) a implantar o Gás Natural na matriz energética catarinense, articulando a nível federal a vinda do gasoduto de transporte da Bolívia para o Sul do país, já que, inicialmente, a infraestrutura atenderia apenas Rio de Janeiro e São Paulo.

Além da sustentabilidade, o Gás Natural é vantajoso no mercado industrial também pela gestão de espaço e produtividade. Por isso, exatamente 21 anos depois, o Gás Natural faz parte do processo produtivo de 318 indústrias catarinenses, que representam mais de 50% do PIB do Estado. 

O insumo também está presente no dia a dia de residências, comércios e veículos dos catarinenses. O fornecimento de gás natural para o mercado residencial iniciou em 2005 e nos comércios em 2003, ambos em Joinville. A ligação do primeiro posto de combustível abastecido por GNV (Gás Natural Veicular) ocorreu em Jaraguá do Sul, em 2001. Atualmente, o energético é utilizado em quase 16 mil unidades residenciais, 665 comércios  e 138 postos de gasolina, que abastecem a frota de quase 110 mil usuários, segundo dados de dezembro de 2020 do Denatran.

Willian Anderson Lehmkuhl, Presidente da SCGÁS, acredita que “a história da distribuição do Gás Natural em Santa Catarina é também a história do desenvolvimento econômico do Estado no século XXI. O insumo aumenta a produtividade e leva competitividade e comodidade para as indústrias, comércios, residências e o setor automotivo”.

Até 2025, a SCGÁS vai levar o Gás Natural para 15 novas cidades catarinenses, chegando à marca de 80 municípios atendidos. Assim, projeta atender 122 novas indústrias, mais de 18 mil novas residências, 25 novos postos e 349 comércios. 

Com 21 anos de distribuição, a SCGÁS atende 318 indústrias em Santa Catarina. 


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA