São Bento - Usar de forma correta as redes sociais foi a ênfase que Octacílio Neto repassou na noite de quarta-feira, 13, na Associação Empresarial de São Bento do Sul (Acisbs). A palestra “Mídias digitais e redes sociais – um painel de conexões contemporâneas” propôs uma reflexão sobre a interatividade, o uso entre as empresas e a evolução destas ferramentas.
Ao questionar o público sobre quem estava presente nas redes sociais, o palestrante não demonstrou surpresa em verificar que todos os participantes levantaram a mão. Um dado curioso é que o Brasil contabiliza aproximadamente 54% do uso de mensagens e e-mails entre a sua população, índice parecido com a Índia e em alguns casos, números acima de países europeus.
Ele relatou que devido ao uso excessivo das redes, muitas pessoas não distinguem as ferramentas. “As mídias digitais são utilizadas para negócios, no qual o uso está cada vez mais crescente. Já as redes sociais têm a função de ampliar a rede de relacionamento”, explicou.
“Na idade das cavernas já existiam as redes sociais, o relacionamento era de uma forma. O que aconteceu foi a transposição deste conceito para os negócios”, refletiu Octalício que repassou alguns dados referente as ferramentas. O facebook já possui mais de 500 milhões de usuários, e segundo ele, dentro desta visão e feitos os cálculos, são mais de 5 mil usuários desta rede em São Bento do Sul.
O pensamento é: vou entrar nessa moda? No encontro, ficou bem claro a visão do palestrante. “Não entrem nessa porque é moda, ou simplesmente participem de vez em quando sem dar sequencia. Se pensarem desta forma, então nem comecem. O intuito é começar pra valer. Falo isso porque as redes sociais foram feitas para gerar resultado tanto para pessoa física, mas também para empresas. Além disso, é algo que mostra sua presença, seus pensamentos e nos negócios é útil também como administração de crises”, repassou.
O estudo de Octalício é que está crescente a utilização das mídias e redes sociais de várias empresas em diversos segmentos econômicos. O que se busca é mostrar presença, realizar sua publicidade, aproximar empresa e consumidor, ampliar a rede de relacionamento. Mas ele alerta que todas as ações devem estar apoiadas em um único elemento, compromisso com o conteúdo. “Conheço casos de pessoas que vivem de blog ou tiram um dinheiro extra através das redes, you tube, entre outras. A mensuração de uma postagem é algo instantâneo e que não tem como voltar atrás, por isso alerto sobre o conteúdo”. No final, ele atendeu as dúvidas dos participantes.