Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ano letivo inicia na rede municipal de ensin

Quinta, 18 de fevereiro de 2021

 

Os estudantes da rede municipal de ensino de São Bento do Sul retornaram às aulas presenciais nesta quinta-feira (18) e neste primeiro momento, presencialmente no modelo híbrido apenas para o Ensino Fundamental, ou seja, dos primeiros aos nonos anos. Para o retorno das atividades foram oferecidos dois modelos: o híbrido, dividido em tempo casa e tempo escola, no qual os estudantes são escalonados em semanas intercaladas com aulas presenciais e atividades remotas, e o segundo modelo é o ensino 100% on-line.

Segundo o secretário de Educação, Josias Terres, a volta presencial dos alunos às salas de aula ocorre aproximadamente há 11 meses após a suspensão das atividades presenciais em 2020, quando foi decretada a quarentena devido à Covid-19. Desde então, alunos e professores vinham desempenhando atividades apenas de forma remota.

Mesmo com as atividades presenciais no modelo híbrido iniciando, as famílias tiveram a liberdade para escolher se o aluno participa das aulas na escola ou se as desempenha de forma 100% online, em sua residência, sem necessidade de ir até a escola. Neste caso, um termo de responsabilidade foi assinado. “Os estudantes que optarem pelo ensino híbrido terão cinco aulas, compreendendo as quatro horas diárias na própria unidade escolar. Na semana seguinte, então, eles ficam em casa realizando atividades remotas, enquanto a turma que estava em casa volta às salas de aula para o ensino presencial”, explicou.

A educação infantil também iniciou o calendário escolar com aulas online nesta quinta-feira (18), tendo como previsão de retorno presencial a partir do mês de março. “As regras do governo do Estado regulamentam as atividades educacionais presenciais de acordo com o mapa de risco potencial. Nas regiões em estado gravíssimo (atualmente onde São Bento do Sul se encontra), as atividades presenciais estão autorizadas, seguindo rigorosamente todos os cuidados e regramentos sanitários estabelecidos desde que a capacidade operativa das salas e dos espaços disponíveis respeitem o distanciamento social de, no mínimo 1,5 metros, conforme atualização da Portaria 983/2020 pela Portaria 166 de 16 de fevereiro de 2021”, destacou o secretário.

Para garantir a volta dos estudantes, diversos investimentos foram feitos pela Secretaria Municipal de Educação, em especial, para aquisição de equipamentos de proteção individual para professores e demais funcionários das unidades. Além disso, cada unidade elaborou e teve homologado o seu Plano de Contingência escolar, primando pela segurança e saúde de todos.

O secretário explica ainda, que estudantes e professores do grupo de risco seguirão em atividades remotas e nos casos dos servidores do grupo de risco, estes serão afastados/remanejados conforme atestado de saúde ocupacional emitido pela medicina do trabalho da Prefeitura.

Josias visitou algumas unidades neste primeiro dia do ano letivo, para verificar como está acontecendo esse retorno dos alunos nas atividades presenciais. “Estamos muito felizes com o empenho de todos os profissionais da Educação, que estão desempenhando um papel muito importante na organização dos espaços e na acolhida dos nossos estudantes. Realmente, todos estão de parabéns! Além disso, a equipe da Secretaria Municipal de Educação consultou as Unidades Escolares para receber um retorno sobre a volta às aulas e as respostas foram muito positivas”.

Viviane de Vargas Miranda



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA