Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Defesa Civil alerta sobre cortes de árvores

Quinta, 18 de fevereiro de 2021

Clique para ampliar
 
A Defesa Civil de Rio Negrinho orienta a comunidade sobre o corte de árvores nas residências e vias da cidade. Conforme a pasta, muitos munícipes tem procurado a Prefeitura solicitando o corte de algumas espécies, sem conhecer o procedimento correto. Outros acabam cortando por conta própria e sofrem punições por parte dos órgãos ambientais.
 
Claudinei Liebl, coordenador da Defesa Civil de Rio Negrinho, explica que é preciso seguir uma série de regramentos para cada caso. “Se for árvore nativa, que não pode ser cortada, precisa solicitar uma vistoria. Tipo a araucária, imbuia, ipê”, disse. “As nativas sempre precisam autorização do órgão ambiental, no caso o Consórcio Quiriri. Eucalipto, pinus não precisam de licença, a não ser que estejam em Área de Preservação Permanente, próximo de córregos e nascentes”, completou Daniela Hubner de Lima, diretora do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura.
 
O munícipe deve solicitar o laudo de vistoria, que possui custo de uma pequena taxa, para verificação do caso. “O laudo da vistoria é um processo para o órgão. A pessoa precisa contratar um profissional pra fazer o projeto e protocolar o pedido de autorização de corte no órgão ambiental”, falou Daniela. “A Defesa Civil não faz corte de árvores, salvo em órgãos públicos, vias públicas e em caso de emergência, onde a árvore já caiu”, ressalta Liebl.
 
Após realizado o pedido de vistoria, será emitido um laudo informando se a árvore possui risco eminente ou potencial. “Eminente é quando ela está com a raiz exposta, está seca, com risco de queda. Nesses casos nós cortamos. Potencial é que pode acontecer uma queda em virtude de um vendaval, por exemplo. Nesse caso a pessoa recebe o laudo e precisa entrar com a solicitação no órgão competente”, explica o coordenador da Defesa Civil.
 
Poda autorizada

 

Conforme Claudinei, o desbaste e a poda podem ser realizados desde que não comprometam a estrutura da árvore. “A Defesa Civil atua em via pública, vai auxiliar, ou órgão do governo, como escolas. Em propriedade particular é responsabilidade do morador. Outra coisa, tem uma árvore na rede elétrica. A Defesa Civil não corta, é preciso ligar no 0800 da Celesc e acionar eles”, esclarece.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA