Florianópolis - Munidos de faixas, cartazes e apitos os moradores da Baixada do Maciambu, Praia da Pinheira e Guarda do Embaú, em Palhoça, bloquearam a BR-101 Sul, por volta das 12h30min desta quarta-feira. Eles protestavam contra a construção do Complexo Penitenciário da Grande Florianópolis na região.
Os manifestantes ficaram cerca de 15 minutos na rodovia, perto do terreno onde será construída penitenciária, no acesso a Praia da Pinheira. Cerca de 300 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores.
Depois do protesto, eles seguiram em carreata até a Assembleia Legislativa, na Capital, onde representantes do "Movimento Penitenciária Não" vão entregar aos deputados um documento com as razões pelas quais são contra a instalação do complexo. Também será apresentado um estudo com os impactos ecológicos, culturais e econômicos que a construção irá provocar.
Os moradores querem, ainda, que seja marcada uma audiência pública com a presença de representantes do governo, para que o assunto seja debatido com a comunidade.
O "Movimento Penitenciária Não" foi formado por moradores da região depois que o governo do Estado anunciou, no começo do mês, o local em que o novo complexo penitenciário seria instalado.