Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Lacen realiza mais de 405 mil testes RT-PCR em 2020

Terça, 12 de janeiro de 2021

O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a saúde pública devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O Laboratório Central (Lacen), que atua há 69 anos no diagnóstico laboratorial de doenças infectocontagiosas entre outras atividades, exerceu um importante papel neste contexto. A unidade realizou 405.156 testes de RT-PCR, exame coletado por meio de um swab (“cotonete”), considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19.

Os exames são enviados ao Lacen pelas Unidades de Saúde de todo estado, principalmente de hospitais e centros de triagem. Os colaboradores do Laboratório se uniram em uma força-tarefa para processar os exames de diagnóstico da Covid-19 com agilidade e eficiência.

Para absorver o aumento da demanda, foram necessárias reestruturações logísticas em relação às amostras, processos e de pessoal, conforme explica Darcita Buerger Rovaris, gerente de Biologia Médica do Lacen. “Ampliamos a área de triagem das amostras e realizamos a produção e/ou distribuição de 491.129 kits de coleta que foram enviados aos municípios. Além disso, houve aquisição de equipamentos com tecnologia avançada, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde e apoio do Ministério da Saúde”, reforça.

Os laboratórios regionais do Lacen, localizados em pontos estratégicos no Estado, somam esforços participando efetivamente da realização da fase pré-analítica, que consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento. Ou seja, engloba todas as atividades que precedem o ensaio laboratorial. Já o Lacen da Regional de Joaçaba teve uma ampliação do Laboratório de Biologia Molecular, absorvendo a demanda de parte da população do Oeste catarinense.

A equipe técnica formada por 135 colaboradores foi ampliada com a contratação de 25 novos profissionais. “Além disso, voluntários da área da saúde, entre eles profissionais de instituições e estudantes, colaboraram com seus serviços. Empresas e pessoas físicas doaram equipamentos, insumos e Equipamento de Proteção Individual (EPI) para uso dos colaboradores”, cita a gerente Darcita.

Parceiros e apoio do Governo Federal

O Lacen também conta com o apoio de grandes parceiros para agilizar o processamento de testes para detectar a Covid-19 dos municípios catarinenses: a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Concórdia; o Hospital Universitário (HU), de Florianópolis, e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc). 

Além disso, desde o mês de julho, quando a epidemia chegou ao pico, parte da rotina foi encaminhada para plataformas de processamentos criadas pelo Ministério da Saúde, nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará. “Essas plataformas são laboratórios criados pelo Governo Federal para dar apoio técnico na realização de exames excedentes à capacidade dos laboratórios centrais. Toda a logística de transporte aéreo e terrestre também foi disponibilizada pelo Governo Federal”, acrescenta Darcita Rovaris.

A equipe do Lacen segue trabalhando incansavelmente em turnos que se estendem até a madrugada para atender a demanda e os anseios da população, com profissionalismo e comprometimento.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA