Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Coronel Charles Alexandre Vieira assume o comando da Segurança Pública em Santa Catarina

Terça, 05 de janeiro de 2021

Clique para ampliar

O comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Charles Alexandre Vieira, tomou posse no fim da tarde desta segunda-feira, 4, como presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, comitê que gerencia a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A solenidade de posse foi realizada por videoconferência com o governador Carlos Moisés e todos os integrantes do Colegiado.

"É um compromisso nosso fazer com que a Segurança Pública esteja nas mãos de quem entende. Nossos números mostram que está dando certo. Todos os órgãos de segurança de Santa Catarina são modelos para o país e é positivo para os catarinenses que estejam à frente da tomada de decisões", frisou o governador durante a solenidade.

O novo presidente do Colegiado se disse preparado para liderar a gestão da pasta ao longo deste ano. O coronel Vieira defendeu a integração da Segurança Pública com os outros setores do Governo do Estado. "Diversos fatores impactam na violência e na criminalidade. A solução dos problemas estruturais permeia a atuação articulada e exitosa das demais políticas governamentais. Santa Catarina já se tornou referência nacional ao implantar um Colegiado", afirmou Vieira 

Ele substitui Paulo Koerich, delegado-geral da Polícia Civil, que esteve na presidência durante o ano de 2020 e permanece como membro do Colegiado.

"Todos nós da Segurança Pública conseguimos atingir os objetivos que almejávamos mesmo com todas as adversidades enfrentadas em 2020. Alcançamos um valor inestimável que é a preservação de vidas", avaliou Koerich.

O ato também foi acompanhado pelo comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Dionei Tonet, perito-geral do Instituto Geral de Perícias (IGP), Giovani Adriano, os subcomandantes-gerais do CBMSC e da PMSC, Ricardo José Steil e Marcelo Pontes, e a diretora do Colegiado, Luciana da Silva Pinto Maciel.

Mais de 30 anos dedicados ao Corpo de Bombeiros Militar

Natural de Florianópolis, o coronel Vieira tem mais de 30 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ele tinha 18 anos quando ingressou na corporação.

Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos (Faculdade Borges de Mendonça) e pós-graduado em Administração Pública (Udesc) e Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros (Unisul).

>> Confira o currículo completo do coronel Charles Alexandre Vieira

Além de assumir a presidência do Colegiado, o comandante-geral continua à frente do CBMSC, função que exerce desde junho de 2019.

Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial

Desde 2019, o colegiado formado pelos chefes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP) é responsável por gerir a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Eles se revezam na presidência do Colegiado a cada ano. Em 2019 e 2020 os presidentes foram o então comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, e o delegado-geral Paulo Koerich, respectivamente. Em 2022, assumirá o perito-geral do IGP.

A criação do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial foi uma das alterações do governador Carlos Moisés na reforma administrativa realizada em 2019. 

De acordo com o governador, os órgãos de segurança e perícia têm amplo conhecimento das necessidades e desafios, por isso estão mais aptos para administrar a SSP sem a intermediação de um secretário. Desde então, Santa Catarina registra quedas consistentes em quase todos os principais índices de criminalidade.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA