Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Propriedade catarinense é referência na produção de caprinos PO

Segunda, 28 de dezembro de 2020


Propriedade catarinense é referência na produção de caprinos PO

Empresário rural do oeste conquistou título de 5º Melhor Criador do Brasil da raça Boer

 

 

O título de única empresa rural de Santa Catarina a trabalhar com animais puros registrados e melhoramento genético em caprinos da raça Boer (voltada à produção de carne) é da Cabanha Vitória, do município de Irani, no oeste catarinense. Também é referência na produção dos animais no sul do Brasil e reconhecida pela qualidade dos animais comercializados em todo o território nacional. Neste ano, a Cabanha comemora mais uma conquista: a consagração como 5º Melhor Criador do Brasil nessa raça, conferido durante a Expo Boer Brasil 2020, realizada neste mês no Parque de Exposições de Salvador (Bahia).

A Cabanha Vitória trabalha com caprinos da raça Boer desde 2017. Iniciou com animais mestiços e no ano seguinte os proprietários Airton Fabricio e Alberto Fabricio sentiram a necessidade de buscar animais Puros de Origem (PO) para melhorar o rebanho e também qualificar a genética dos caprinos da região sul do País. “Até então, a melhor genética se concentrava nos grandes criadores da raça no norte e nordeste brasileiro. Era grande a dificuldade para comprar reprodutores, por isso decidimos iniciar um projeto de criação de animais PO”, recorda Airton.

“Recentemente tivemos a honra de trazer vários títulos nacionais para Santa Catarina. Isso nos enche de orgulho, pois colocamos o Estado no mapa dos criadores de Boer do Brasil. Todas estas conquistas refletem o trabalho sério e profissional que nós, juntamente com os consultores credenciados ao Sebrae/SC Flávio Cristiano Marques Melo e Rafael Trentim, realizamos ao longo desses anos. Esse suporte tem nos levado a produzir cada vez mais e melhor, contribuindo para o melhoramento genético da raça Boer e dos rebanhos do País”, assinala Alberto.

O programa de melhoramento genético utilizado pela Cabanha Vitória é a técnica de inseminação artificial por laparoscopia com sêmen congelado. O procedimento reprodutivo permite aos empresários rurais utilizar e testar vários cruzamentos em suas matrizes ao empregar sêmen dos principais reprodutores do Brasil. Para 2021, Airton e Alberto têm projetos ainda mais audaciosos para se consolidarem como referência em qualidade e genética. “Trabalharemos com transferências de embriões para reproduzir em escala nossos melhores animais e disponibilizá-los para o mercado. A raça Boer nos encanta ao produzir simplesmente a carne vermelha mais saudável do mundo, ou seja, um produto de altíssima qualidade”, sublinha Airton.

ATUAÇÃO DO SEBRAE/SC

Para contribuir com o desenvolvimento do setor no oeste catarinense o Sebrae/SC disponibilizou o Programa de Consultorias de Inovação e Tecnologia do Sebrae (Sebraetec) e desenvolveu o “Projeto de Caprinocultura”, em Irani. As consultorias com os produtores para adequação dos manejos e orientações para o crescimento da atividade iniciaram em 2018.

A partir de 2019 o foco foi o aperfeiçoamento no sistema produtivo, o planejamento da produção para atender novos mercados e a padronização dos animais vendidos. Ainda entre os temas abordados estiveram: reprodução, melhoramento genético, preparação e conservação do solo, sanidade, sistema de terminação de cabritos, gestão zootécnica, manejo de neonatos e cuidados gerais, planejamento forrageiro e conservação de forragens, além de planejamento estratégico.

Com apoio do Sebrae/SC dez produtores de Irani e de municípios próximos formalizaram uma associação, que realizou a primeira venda coletiva de 42 animais, no fim do mês de novembro de 2019.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA