Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Equipes do Governo do Estado trabalham nos municípios do Alto Vale do Itajaí atingidos por enxurrada

Terça, 22 de dezembro de 2020

Clique para ampliar

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Polícia Militar (PMSC) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), continua dando suporte aos municípios do Alto Vale do Itajaí atingidos pelas enxurradas. De acordo com o último relatório divulgado pela DCSC, às 11h desta sexta-feira, 18, o número de vítimas fatais subiu para 13, sendo 11 de Presidente Getúlio, município mais atingido, uma em Ibirama e uma em Rio do Sul. Até o momento, oito pessoas permanecem desaparecidas e as buscas continuam sendo realizadas pelas forças-tarefas.

“Nossas equipes seguem empenhadas para resgatar vítimas, orientar sobre locais de risco, reparar dados e entregar itens de assistência humanitária. Esperamos minimizar as perdas dessa tragédia e evitar novas ocorrências. O secretário nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, também está em nosso Estado, trazendo o apoio do Governo Federal em mais esse triste momento”, destacou o governador Carlos Moisés.

Cerca de cinco mil itens de assistência humanitária da Defesa Civil de Santa Catarina estão sendo distribuídos na região. Além disso, abrigos permanecem abertos em Ibirama, Rio do Sul e Presidente Getúlio. No total, segundo o relatório, são 199 pessoas desabrigadas e 284 desalojadas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) também se deslocaram de outras regiões para o atendimento das vítimas na região.

>>> Boletim completo aqui

Secretário nacional da Defesa Civil participa de reuniões

“Estamos prestando todo apoio necessário para os municípios e as famílias atingidas pelas enxurradas”, comentou o chefe da DCSC, coronel Aldo Baptista Neto, que permanece na região coordenando as ações. Segundo ele, a prioridade no primeiro momento foi retirar as famílias das áreas de risco e fornecer a assistência humanitária, em paralelo as buscas pelos desaparecidos seguem em ritmo acelerado.

O secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, já está em Santa Catarina e participou de reuniões do Grupo de Ações Coordenadas que está sediado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres de Rio do Sul (CIGERD).

Segundo a Defesa Civil estadual, até o momento, 14 municípios relataram ocorrências mais significativas em função das fortes chuvas: Presidente Getúlio, Rio do Sul, Aurora, Apiúna, Ascurra, Santa Amaro da Imperatriz, Palhoça, Ibirama, Santa Rosa do Sul, Siderópolis, Urussanga, Lontras, Balneário Camboriú e Rancho Queimado.

Alerta de risco de deslizamento

A Defesa Civil mantém o alerta de risco alto de deslizamentos nos municípios do Alto Vale para os próximos dias, que seguirão com tempo instável.

Os eventos meteorológicos são acompanhados em tempo real pelo Centro de Monitoramento e Alerta, que funciona no CIGERD, de onde são emitidos avisos e alertas para toda a população. O objetivo é manter as pessoas em segurança e reduzir os prejuízos com informações que permitem ações de prevenção.

Recomendações da Defesa Civil

A DCSC recomenda não transitar em áreas alagadas. A atenção deve ser redobrada para sinais de problemas nas estruturas nas residências. Rachaduras, paredes inclinadas, portas e janelas com dificuldade para fechar são alguns desses indícios.

Já nas proximidades de barrancos ou encostas, devem ser observados postes e árvores inclinados que indicam movimentação do solo ou risco de deslizamento.

Quando constatado qualquer sinal de problemas, a indicação é deixar o local e acionar a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros Militar.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA