Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Alfa conclui operação de venda de unidade da TSEA para a WEG e fortalece atuação em fusões e aquis


Banco

 

 Alfa conclui operação de venda de unidade da TSEA para a WEG e fortalece atuação em fusões e aquisições de grandes empresas

São Paulo, 11 de dezembro de 2020 - Com a aquisição da TSEA Participação S.A, fundo de investimento em participações (private equity) controlado pela Fram Capital, pela WEG, empresa multinacional brasileira de equipamentos eletrônicos com presença global, o Banco Alfa conclui mais uma operação de Fusões e Aquisições no segmento de Large Corporate (grandes empresas). 

 

A transação, que consiste na compra pela WEG de uma unidade de negócios da TSEA, inclui a fábrica de Betim-MG, destaque no setor elétrico, uma vez que é considerada a maior e mais moderna fábrica de transformadores de energia da América Latina. A operação de venda foi iniciada no começo do ano de 2019 e concluída neste mês, após aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o Cade.

 

Com a negociação concluída, o Alfa consolida sua participação em Corporate & Investment Banking (CIB) e amplia a sua atuação em operações de fusões e aquisições (M&A) e mercados de capitais, em um ano considerado turbulento para a economia, 

 

Entre as principais intermediações estão a operação estruturada pelo BNDES da Conta Covid para as distribuidoras de energia, além de emissões de destaque, como por exemplo as de Celesc, Via Varejo, GPA e Sabesp. Recentemente, o Alfa coordenou também a emissão do primeiro Certificado de Recebíveis do Agronegócio em título verde (green bond) do Brasil no setor sucroalcooleiro, para a Bioenergética Aroreira, reforçando a atuação com os clientes engajados na causa de contribuir e desenvolver operações com foco sustentável, de acordo com as métricas de governança e sustentabilidade (ESG).

 

Augusto Martins, diretor executivo de Corporate & Investment Banking do Banco Alfa, ressalta que a tradição e credibilidade da instituição em operações de crédito têm impulsionado sua atuação em mercado de capitais e fusões e aquisições, “principalmente por conta de uma estrutura com plataforma de atendimento com equipes experientes instaladas nas principais capitais do país, permitindo um atendimento regional customizado às demandas e perfis de cada praça em que atuamos.” 

 

“Executar uma operação complexa de M&A envolvendo empresas globais dessa magnitude e importância, num setor de extrema importância para o país, como o elétrico, em um ano tão desafiador como 2020, fortalece a posição adotada pelo Alfa como um Banco de Investimento completo, que age com discrição agilidade e eficiência para assessorar os seus clientes em qualquer necessidade estratégica”, afirma Martins. A característica do Alfa como um banco de relacionamento de longo prazo faz com que os executivos mais seniores participem do começo ao fim dos processos ao lado de seus clientes.

 

Diante de um cenário previsto de juros em patamares baixos, a possível continuidade da retomada do crescimento da economia e a liquidez em abundância do mercado, a perspectiva do Alfa para 2021 é por um ano com um volume de operações em Investment Banking ainda maior do que 2020, especialmente nos setores que seguem em constante mutação, como por exemplo Infraestrutura, Saúde e Educação.

 

“O cenário de juros baixos deve manter os custos de oportunidade atraentes, trazendo ainda mais impulso para as operações de fusões e aquisições, e continuará ajudando a alavancar o setor de dívida em mercado de capitais”, analisa o executivo. “Buscando maiores retornos, os investidores deverão avaliar cada vez mais instrumentos como debêntures e outras opções incentivadas, como Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA). Esse cenário, atrelado a um possível controle da pandemia e recuperação da economia, deve trazer um volume de operações superior ao de 2020, o que torna muito promissora a expectativa para 2021 em Investment Banking”, conclui.

 

A operação de venda da unidade de negócio da TSEA para a WEG foi assessorada pelo Banco Alfa de Investimento e pelo escritório de advocacia Fagundes Pagliaro.

 

Sobre o Conglomerado Alfa

 

O Conglomerado Financeiro Alfa é composto por empresas atuantes em diferentes segmentos financeiros e de seguros e, com vasta experiência e tradição construídas em mais de 95 anos de história, busca a excelência no desenvolvimento de seus negócios.

 

Com atuação principalmente nos segmentos de crédito a pessoas jurídicas e físicas, Tesouraria, Administração de Recursos de Terceiros, Private Banking, Wealth Management e Fusões e Aquisições, o Conglomerado é formado por Banco Alfa, Banco Alfa de Investimento, Alfa Financeira, Alfa Leasing, Alfa Corretora, Alfa Seguradora e Alfa Previdência. Oferecendo segurança e solidez, opera com respeito aos valores éticos e sustentáveis, que sempre acompanharam sua trajetória.

 

Faz parte do Conglomerado Alfa, que é também composto por empresas não financeiras de setores diversificados, tais como hotelaria (Rede Transamérica de Hotéis), materiais de construção (C&C Casa e Construção), agropecuária e agroindústria (Agropalma), águas minerais (Águas Prata), alimentos (Sorvetes La Basque), cultural (Teatro Alfa), comunicações (Rede Transamérica de Rádio) e couro (Soubach).



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA