Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fiquemos atentos com os excessos e as preocupações com a vida

Sábado, 28 de novembro de 2020

 

“Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós” (Lucas 21,34).

 

Aquilo que Jesus, o Mestre, está nos ensinando hoje é uma advertência para todos nós, porque o nosso coração corre o risco de perder a sensibilidade pelo que é essencial, a sensibilidade pelo que é espiritual, perder a sensibilidade da graça.

Quando perdemos a sensibilidade, tornamo-nos perdidos no mundo, deixamo-nos levar pela insensatez do coração. Aqui há três coisas para as quais Jesus nos chama a atenção, realidades que roubam a sensatez do nosso ser, e o primeira delas é a gula.

Sabemos da importância dos alimentos, o quanto é importante comer, alimentar-se, mas também precisamos saber o quanto é importante saber jejuar, abster-se, não se deixar levar pelo excesso do comer. O excesso de comida, a gula, a preocupação só pelo que comer nos deixa pesados, não só corporal e fisicamente falando, mas a cabeça também. Não pensamos tão bem, não mantemos a vigilância necessária quando nos entregamos para o excesso no comer. Não nos deixemos levar pelas facilidades do comer, que roubam nossa sensatez interior.

Que Jesus nos livre do excesso do comer, do beber e das preocupações com a vida

O outro cuidado fundamental é com a embriaguez, e aqui sabemos todas as temeridades que a embriaguez provoca no meio de nós. Quantas pessoas estão sendo escravizadas por causa do alcoolismo, o quanto o alcoolismo exerce poder em pais de família, em jovens, homens e mulheres. Alguns acham bonito passar o dia inteiro bebendo, mas quanta coisa insensata acontece por causa do alcoolismo!

É Jesus quem está nos advertindo. Estou vendo famílias se perderem, estou vendo casamentos se perderem, estou vendo inimizades acontecendo, mas o mais duro é ver a vida humana se perder por causa da embriaguez. A pessoa perde, de fato, a sensatez, porque o álcool rouba dela até a sua capacidade de raciocínio. Não seja orgulhoso nem soberbo, porque o álcool domina o coração de muitos que se deixam escravizar por ele.

Tão perigoso quanto o excesso de comida e bebida é quem vive nas preocupações excessivas com a vida, porque é uma outra droga (desculpe-me dizer assim).

Há pessoas que vivem focadas nos seus problemas, nas coisas da vida, e não vivem com leveza, ainda que muita coisa seja pesada. Desculpe, mas desde quando preocupação traz paz ao coração? Desde quando preocupação traz solução ou luz sensata para a realidade?

A preocupação rouba a nossa fé, tira-nos da confiança em Deus e nos mantêm de uma forma tantas vezes tomados por doenças e enfermidades emocionais. Quanta ansiedade, depressão, quanta opressão espiritual e psicológica porque nos entregamos para as preocupações excessivas com a vida.

Jesus nos quer livres e libertos. Que Ele nos livre do excesso do comer, do beber e das preocupações com a vida.

Deus abençoe você!  

Padre Roger Araújo

 

Sacerdote da Comunidade Canção Nova



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA