Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Testagem rápida para Covid-19 teve adesão da população na manhã de sexta-feira

Sexta, 27 de novembro de 2020


Testagem rápida para Covid-19 teve adesão da população na manhã de sexta-feira

 

• Mafra não teve registros de casos positivos para Covid-19 dentre as pessoas testadas

 

• Ação conjunta entre as Secretarias de Saúde de Mafra e Rio Negro e apoio da Polícia Militar proporcionou a realização desta ação

 

Antes mesmo das 9 horas, horário marcado para o início testagem rápida para diagnóstico do novo coronavírus, desta sexta-feira, 27, o lado mafrense da cabeceira da ponte Dr. Diniz Assis Henning, já contava com fila de carros. Ao todo Mafra ofertou 100 testes, dos quais nenhum registrou positivo para doença. Foi testada uma pessoa por veículo, por meio da coleta de uma gota de sangue, em sistema drive-thru, sem necessidade do paciente sair do carro. Essa também foi uma forma encontrada pela Saúde de evitar aglomeração.  A média de espera pelo resultado foi de 15 minutos, sendo o resultado informado e liberado o carro. Caso a testagem desse resultado positivo, a pessoa seria encaminhada à unidade móvel da Saúde para atendimento clínico e adoção dos demais protocolos. “Realizamos essa testagem voluntária com objetivo de ver a evolução da Covid-19 no município. Utilizamos esta dinâmica rápida para evitar aglomerações”, disse a secretária de saúde de Mafra, Jaqueline Fátima Previatti Veiga. Ela agradeceu ainda a população que atendeu a este chamado visando o bem-estar da população.

Vale destacar que além desta ação, Agentes Comunitárias de Saúde orientaram o comércio de Mafra sobre medidas de prevenção e a importância da limitação de entrada de pessoas nos estabelecimentos.

 

Drive-thru

Sozinhos ou acompanhadas, muitas pessoas circularam com seus carros pela ação, como o técnico agropecuário Jocemir Langowski. Ele veio pensando na proteção da saúde de sua família. “Vim fazer o teste rápido, pois tenho minha mãe com 64 anos, diabética e com pressão alta. Também tenho esposa que está grávida. Então, resolvi fazer o teste hoje”, disse.

Já o advogado e servidor público, Dionathan Cesar Machado, assim que soube da testagem pelas mídias sociais, resolveu participar. “Conhecidos meus tiveram contato com quem testou positivo para Covid-19. Tenho esposa e filha, e pais idosos, penso na saúde de todos com quem convivo. Estou assintomático, mas não quero ter dúvidas”.

 

Mafra em situação gravíssima

O prefeito Wellington Bielecki acompanhou a ação e declarou que o Planalto Norte se apresenta novamente em situação gravíssima para Covid-19. Desta forma, Mafra deverá seguir medidas para as regiões incluídas neste nível de alerta da Matriz de Risco Potencial elaborada pelo COES – Comitê de Operações de Emergência em Saúde do Governo do Estado de Santa Catarina. A CIR - Comissão Intergestores Regional de Saúde do Planalto Norte Catarinense emitiu a Resolução nº 25/2020, que determina as novas medidas restritivas. “Não estamos vivendo uma nova onda, estamos vivendo um relaxamento das medidas de prevenção e isso tem contribuído para o aumento de casos da doença. Eu faço um apelo à população: vamos nos conscientizar, não vamos ignorar a Covid-19, e sim nos precaver, seguindo as medidas de prevenção”, declarou. O prefeito destacou ainda que foi publicado nesta sexta, 27, um novo decreto com as devidas restrições, embasadas na resolução da CIR. “Não iremos fazer o fechamento do comércio, apenas aumentar a segurança”, tranquilizou Wellington.

 

Resolução nº 25/2020

As medidas da Resolução nº 25/2020 da CIR visam evitar a transmissão do coronavírus, principalmente no que tange a possíveis aglomerações em diferentes locais. Dentre as restrições: bares, lanchonetes, conveniências, entre outros estabelecimentos devem funcionar com 50% da ocupação e até as 22 horas e fica proibida música ao vivo; restaurantes e pizzarias com 50% da ocupação e funcionamento até as 22 horas. Fica suspensa a realização de palestras e congressos, assim como feiras e exposições; realização de eventos sociais; futebol recreativo e esportes coletivos, casas noturnas, museus e teatros. Fica proibida a permanência e aglomeração em praças e parques. Também é obrigatório em todos os ambientes privados e públicos, inclusive ruas, o uso de máscara. A resolução traz ainda medidas para realização de velórios, cursos técnicos, cultos religiosos, entre outras.

 

Nova ação de testagem rápida

Devido à grande procura, Mafra já sinalizou uma nova data para realização de mais uma ação, desta vez com a oferta de 150 testes rápidos. Está prevista para o dia 11 de dezembro, sexta-feira, a partir das 17 horas, no mesmo local. Poderão realizar o teste os munícipes assintomáticos e os que não tenham realizado testes para Covid-19. Pessoas que apresentem sintomas da doença, gripe ou resfriado não poderão fazer a testagem rápida e serão encaminhadas à Unidade Covid-19, anexa à UPA de Mafra, para as providências necessárias



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA