Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Equipe de monitoramento do Covid relata dificuldade nos contatos com pacientes

Sexta, 27 de novembro de 2020


Equipe de monitoramento do Covid relata dificuldade nos contatos com pacientes

 

 

Nesta quinta feira (26), após a divulgação do Boletim Oficial Diário Sobre Coronavírus em São Bento do Sul, onde mais 43 novos casos de covid-19 foram confirmados, e todos em isolamento domiciliar, a equipe de monitoramento de pacientes com síndrome gripal e com covid-19 registrou, até esta data, um total de 5.559 pacientes que já haviam passado pelo monitoramento.

 

Destes 5.559 pacientes, atualmente 1.028 seguem em monitoramento, sendo 850 pacientes com síndrome gripal e 178 pacientes com covid-19.

 

 

No mês de setembro a equipe de monitoramento já havia registrado a dificuldade de realizar contato com estes pacientes, realizando na época a divulgação para que todos estes pacientes mantivessem suas informações de cadastro atualizadas nas Unidades de Saúde, principalmente seus telefones para contato, pois é através deste que a equipe de monitoramento realiza o acompanhamento junto aos pacientes em isolamento domiciliar.

 

Passados três meses a situação ainda é considerada preocupante.

 

Segundo Tatyana Susin, profissional integrante da equipe de monitoramento, ainda são muitos os contatos que não são efetivados. "Hoje a equipe vem enfrentando mais um problema. Após efetuarmos o primeiro contato com o paciente, em muitos casos este não atende mais as ligações dos contatos seguintes. Isso é preocupante, pois se a equipe liga várias vezes, é porque realmente se faz necessário", disse Tatyana.

 

 

A equipe que atua no monitoramento reveza-se nas ligações telefônicas que são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, podendo se estender em alguns casos.

 

São realizados diversos contatos com o paciente exatamente para acompanhar o quadro de saúde do mesmo e verificar se os sintomas da doença estão se agravando ou não.

 

 

 

Isolamento deve ser seguido

 

O isolamento monitorado é determinado ao paciente após consulta médica onde o médico avalia um conjunto de sinais que caracterizam a síndrome gripal (SG).

 

Nos casos em que este paciente conviva com mais pessoas em sua casa, moradores da mesma residência, todas as pessoas automaticamente são isoladas e recebem atestado médico quando necessário.

 

Já no que se refere às orientações, todas devem ser seguidas rigorosamente.

 

Se o isolamento monitorado é determinado, é justamente porque o médico avaliou o paciente e diagnosticou sintomas suspeitos da doença, daí a importância de seguir as orientações à risca. Estas orientações incluem obviamente não sair de casa, não circular por estabelecimentos comerciais, não manter contato pessoalmente com o público externo, pois há o risco de contágio.

 

Sobre a questão de ter a certeza se está ou não com o covid-19, os testes só são realizados seguindo uma série de critérios determinados pelo Governo do Estado.

 

O objetivo do teste neste estágio é identificar se o paciente está ou se já esteve com a doença, daí a importância do isolamento para prevenir possíveis contágios.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA