Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Hospital Infantil de Florianópolis conta com dois aparelhos para avaliação auditiva completa

Sexta, 27 de novembro de 2020

Clique para ampliar

O Hospital Infantil Joana de Gusmão agora conta com dois equipamentos para o exame de Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (Peate), e já atendeu mais de 160 crianças. O exame também é popularmente conhecido como Bera, a sigla em inglês. Com essa avaliação é possível detectar e diagnosticar perdas auditivas e assim possibilitar precocemente a reabilitação, trazendo importantes benefícios à criança e à família.

Conforme a fonoaudióloga Janice Westphal Román Nappi, o Peate faz parte de uma etapa conclusiva de avaliações auditivas, fechando diagnóstico e indicando um caminho a seguir. “A grande vantagem do Peate é que ele não depende da resposta do paciente para que se consiga fechar o diagnóstico auditivo. Exames assim são fundamentais na população pediátrica, já que muitas não colaboram para uma avaliação comportamental, assim como os recém-nascidos que também precisam de diagnóstico audiológico completo”, explica.

Alguns pacientes conseguem passar pelo exame em sono natural, mas outros precisam da sedação no Centro Cirúrgico. “Essa era uma das nossas maiores demandas. Nós, profissionais da Fonoaudiologia, e os de Otorrinolaringologia lutamos para que a Secretaria da Saúde tivesse esse equipamento, porque o exame não estava no SUS, e muitas famílias não poderiam pagar. Com sedação torna-se de alto custo. Acreditávamos que o Hospital Infantil possuía toda a estrutura necessária e poderia ser referência no serviço, porque temos o Centro Cirúrgico, o médico, o anestesista, o fonoaudiólogo, enfim, só faltava o equipamento”, salienta a fonoaudióloga.

Um show de solidariedade

A primeira iniciativa dos profissionais do hospital para conquistar o Peate foi promover um show beneficente no Centro Integrado de Cultura (CIC) e que mobilizou músicos, vozes e sociedade civil organizada em prol de arrecadação de recursos para o setor de Fonoaudiologia do Infantil.

Parte da verba do show foi destinada para novos equipamentos, como audiômetro e imitanciômetro, e a outra parte para consertar um Peate emprestado pelo Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU). O diretor-geral do Infantil, Flamarion da Silva Lucas, entrou em contato com a direção do HU em outubro de 2019 e propôs o empréstimo por um ano. A equipe do HU achava que o equipamento não estava funcionando e o HIJG se propôs a financiar a avaliação e o conserto.

Promessa cumprida pela Saúde

Nesse meio tempo, com o Peate do HU já em funcionamento, o Hospital Infantil teve outra oportunidade de adquirir o equipamento, através de verba do Ministério Público do Trabalho (MPT). A solicitação foi atendida e o aparelho chegou em fevereiro de 2020. O outro Peate que estava em processo de aquisição pela Saúde chegou em agosto. Assim, em outubro deste ano, findado o período do empréstimo, o Hospital Infantil devolveu o equipamento para o HU. “Com muita satisfação podemos devolver o equipamento ao Serviço de Fonoaudiologia do HU, estando este calibrado e pronto para uso em seus próprios pacientes”, enfatiza Janice.

Vagas abertas para consultas

O Hospital Infantil oferece vagas pelo Sistema de Regulação desde dezembro de 2019 para crianças que necessitem passar pelo exame. Três fonoaudiólogas estão capacitadas para fazer o exame.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA