Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Imetro-SC orienta sobre compras seguras na Black Friday

Quinta, 26 de novembro de 2020

Clique para ampliar

Para contribuir na difícil tarefa do consumidor em escolher um produto, em meio às inúmeras promoções da Black Friday, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina reúne as principais recomendações sobre os itens mais desejados pelos brasileiros e que são regulamentados pelo Inmetro.

As ofertas da Black Friday podem ser uma excelente oportunidade para comprar o que está precisando ou para adiantar as compras de Natal. Entretanto, para fazer um bom negócio, além do preço, é preciso considerar outros aspectos, como segurança e eficiência energética.

“Tranquilidade na hora da compra e informação são fundamentais para as melhores escolhas. Agindo dessa maneira, o consumidor evita comprar por impulso, e terá condições de analisar se a aquisição realmente compensa”, orienta Rudinei Floriano, presidente do Imetro-SC.

Confira as dicas do Imetro na hora das compras neste 27 de novembro:

Eletrodomésticos 

- Selo de segurança:  183 tipos de eletrodomésticos possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. Isso inclui aspiradores de pó, máquinas de cortar cabelo, lava-louças, batedeiras e processadores de alimentos, entre outros.

- Etiqueta de eficiência energética: entre esses eletrodomésticos, alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia. Ex.: geladeiras, televisores, etc.

- Selo Ruído: os aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter esse selo na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).

Roupas e demais produtos têxteis 

Algumas informações são obrigatórias:

- Dados do fabricante ou do importador (nome, razão social ou marca e CNPJ);

- País de origem do produto;

- Composição têxtil (indicação em percentual da massa do produto);

- Cuidados com a conservação (símbolos de lavagem, alvejamento, secagem, passadoria e cuidado têxtil profissional);

- Indicação de tamanho ou de dimensões expressas em unidades do Sistema Internacional (por exemplo: milímetros, centímetros ou metros).

Essas informações devem ser colocadas de maneira permanente e indelével no meio do produto têxtil. Esse meio pode ser uma etiqueta, selo, rótulo, decalque, carimbo, estampagem ou similares.

Brinquedos

- O selo de identificação da conformidade do Inmetro; faixa etária a que o produto se destina; informações sobre o conteúdo; e instruções de uso, de montagem e alertas de segurança.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA