Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Estado assina termo de cooperação para capacitação de engenheiros em modelo BIM

Quinta, 26 de novembro de 2020

Clique para ampliar

O Governo de Santa Catarina assinou um acordo de cooperação técnica com a BIM Academy de Barcelona, na Espanha. Trata-se de uma parceria costurada pela Secretaria de Assuntos Internacionais (SAI) em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (SIE) para a implementação do modelo construtivo nas obras sob responsabilidade do Estado. Com o acordo de cooperação, serão feitas capacitações técnicas para os engenheiros da SIE.

O Building Information Modeling (BIM) é um modelo construtivo que permite um entendimento integral dos projetos de infraestrutura, o que diminui o risco de erros e leva a resultados com melhor qualidade, uma vez que a abordagem está baseada em informações virtuais completas e não apenas em desenhos técnicos em duas dimensões.

“Este acordo vai ao encontro do objetivo da SIE de se modernizar, capacitando seu corpo técnico para poder licitar, revisar e administrar projetos em BIM” declara o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Por meio do BIM, é possível planejar, projetar, construir e gerenciar o ambiente construído a partir do uso de modelos em até 7D. Segundo a secretária de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, abrir portas com instituições internacionais é positivo para o desenvolvimento futuro de Santa Catarina.

“As parcerias técnicas internacionais são fundamentais para o desenvolvimento de processos governamentais mais sólidos, sem a necessidade de reinventar a roda, uma vez que podemos aprender, ensinar e trocar experiências com governos e entidades verdadeiramente interessados em parcerias estratégicas que permitam a criação de uma rede mundial de inovação em infraestrutura”, diz.

A BIM Academy de Barcelona é uma das instituições mais renomadas de treinamento em BIM da Europa, representada no Brasil pela BIM Brasil. Segundo o acordo de cooperação, serão preparados cursos online de capacitação para os engenheiros da SIE, sem custo para o Governo do Estado.

Conheça os principais pontos do acordo de cooperação

• Compartilhar informações técnicas, materiais e conhecimento em ações que visem à melhoria da gestão de projetos públicos;

• Promover a troca de experiência entre os partícipes;

• Propor a realização de treinamento e de programas de capacitações técnicas de servidores nas áreas de planejamento, implantação, monitoramento e controle, fiscalização e gestão de obras públicas;

• Promover estudos, debates e intercâmbio de informações sobre a gestão e fiscalização de contratos de engenharia de serviços de engenheiros e arquitetura;

• Fomentar a realização de estudos, debates e o intercâmbio de informações sobre sustentabilidade ambiental, transparência, inovação e novas tecnologias nos projetos e obras de engenharia e arquitetura;

• Articular debates e o intercâmbio de experiências e informações sobre modelos organizacionais, sistemas de informações, normas técnicas, normas legais e orientações ligadas à plataforma BIM.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA