Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Usina de Processamento de Lixo iniciará operações no dia 21

Quarta, 25 de novembro de 2020

 

A Usina de processamento de lixo que reduzirá em 95% a quantidade de resíduos que serão destinados ao aterro sanitário de São Bento do Sul iniciará suas operações no próximo dia 21.

 

A informação foi confirmada pelo diretor presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom ao prefeito Magno Bollmann durante uma visita às obras do galpão que abrigará toda a estrutura.

 

Conforme Fridolino, as obras prosseguem dentro do previsto.

 

O fosso construído na parte interna do galpão para receber todos os resíduos descarregados diretamente dos caminhões da coleta de lixo será impermeabilizado nos próximos dias. As canaletas para drenagem interna do galpão estão praticamente prontas. E as obras para a construção do reservatório que receberá os resíduos orgânicos para geração de energia no biodigestor estão em andamento.

 

O destaque desta fase da obra fica por conta dos maquinários da usina que serão entregues na próxima segunda-feira, dia 30. "As carretas chegarão com todos os equipamentos da usina no dia 30 e isso para nós é motivo de muita comemoração. Os prazos iniciais eram bem diferentes, mas a falta de matéria prima no mercado causada pela pandemia prejudicou toda a indústria. Mas estamos felizes por recebermos tudo na próxima segunda", disse Fridolino.

 

Conforme Fridolino apresentou ao prefeito Magno Bollmann, a usina iniciará as operações no dia 21 de dezembro executando todo o processo de separação dos resíduos, onde os orgânicos seguirão para o reservatório, onde permanecerão durante um prazo determinado gerando os gases que serão queimados no biodigestor, e os resíduos sintéticos seguirão pelo processo de transformação, onde o flake (massa gerada através de calor com processo mecânico) será transformado em peças pré-moldadas como paver, meio-fio, tampas, tijolos, tubos, etc.

 

Um dos itens que não estará ainda concluído até o dia 21 será o transformador de média tensão necessário para alimentar todo o maquinário da usina.

Conforme explicou Fridolino, a empresa fornecedora do equipamento está enfrentando o problema da falta de matéria prima causado pela pandemia, e atrasará a entrega do transformador.

 

"Porém este fato não nos prejudicará. A própria empresa fornecedora do equipamento ofereceu ao Samae um empréstimo de um gerador equivalente ao transformador que está em produção. Eles irão instalar este gerador no galpão e no dia 21 de dezembro a usina estará operando, e assim que o transformador estiver pronto eles trazem e procedem com a instalação. Isso só demonstra a seriedade com que nossos parceiros vem trabalhando", destacou Fridolino.

 

Já quanto ao processo de geração de energia através do biodigestor, este entrará em operação no dia 15 de janeiro. Até lá, conforme explicou Fridolino, "todos os resíduos orgânicos permanecerão neste processo inicial de fermentação, onde os gases são gerados. Até o dia 15 de janeiro as obras externas prosseguem e nesse dia o biodigestor iniciará a produção de energia, que de acordo com os cálculos, chegará ao montante de R$ 50 mil ao mês para o Samae", explicou Fridolino.

 

O prefeito Magno Bollmann fez questão de mencionar que a conscientização da população teve início em São Bento do Sul ainda na década de 1990 quando um grande trabalho envolvendo a comunidade era iniciado com o objetivo de dar uma destinação correta ao lixo produzido no município.

 

Magno lembrou que foi naquela época que iniciaram os trabalhos de conscientização nas escolas para as crianças, cooperativa de catadores, e ainda viagens em missões ao exterior para conhecer projetos na área.

 

com fotos

 

Joberth Krause – MTB 4280SC

Assessoria de Imprensa

Prefeitura de São Bento do Sul



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA