Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Regras de visitação nos cemitérios durante o Dia de Finados

Quinta, 22 de outubro de 2020

A Vigilância Sanitária de São Bento do Sul divulgou nesta quarta-feira (21), orientações para as pessoas que vão frequentar os cemitérios do município durante o Dia de Finados, quanto aos cuidados frente a pandemia de Covid-19. As recomendações seguem as considerações da Secretaria de Estado da Saúde, em nota técnica emitida no dia 14 de outubro. Além do coronavírus, a nota traz cuidados contra a multiplicação de focos do mosquito transmissor da dengue.

Entre as medidas e orientações gerais traçadas pela Secretaria de Estado da Saúde para o município estão: Recomendar que as visitas aos cemitérios sejam antecipadas ao longo das duas semanas que antecedem o feriado; Uso obrigatório de máscara por todos os visitantes e trabalhadores dos cemitérios; Para organizar o grande fluxo de pessoas nos cemitérios durante o dia de Finados recomenda-se a extensão do horário de funcionamento dos mesmos; Fica restrita a limpeza ou pintura de túmulos, jazigos e construções equivalentes até o dia 30 de outubro; Barracas e tendas de venda de flores e alimentos devem ter distanciamento de 2 m entre elas e que o espaçamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 m; As barracas e tendas de vendas devem disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar para assepsia das mãos de seus clientes; O espaçamento entre os visitantes dos cemitérios deve ser de no mínimo 1,5 m entre cada pessoa; Os visitantes também deve evitar em ficar muito tempo no local, sempre evitando as aglomerações. Recomenda-se o prazo máximo de 45 minutos para visitação; As pessoas que estejam positivadas ou com suspeita para COVID-19 e que estejam no período de 14 dias de isolamento não devem sair de casa para a visita a cemitérios.

Além das recomendações de segurança contra a Covid-19, a nota traz, ainda, recomendações para evitar novos focos do mosquito transmissor da dengue. Entre as recomendações estão: utilizar sempre vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais; Manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água; Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente furado; Retirar o invólucro de celofane, que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água; Eliminar pratos e 'cachepots', que também propiciam a deposição de água; Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

Quanto aos usuários, recomenda-se: Pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação ou locais com aglomeração de pessoas; Uso obrigatório de máscara durante toda permanência no cemitério; Não tocar os olhos, o nariz ou a boca com as mãos se não estiverem lavadas com água e sabão ou higienizadas com álcool em gel a 70%; Manter o distanciamento mínimo de 1,5 m para se evitar a transmissão comunitária da COVID-19; Levar sua própria garrafa de água, além do álcool em gel a 70%; Evitar o toque em pessoas, objetos ou superfícies; Escolher horários onde sabidamente o fluxo de pessoas é menor; Usar a "etiqueta" respiratória ao tossir ou espirrar, protegendo o nariz e a boca com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos; Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel a 70% após tossir ou espirrar.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA