Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Novo modelo de RG completa um ano em Santa Catarina

Quinta, 15 de outubro de 2020

Clique para ampliar


O novo modelo de carteira de identidade emitido pelo Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) completa um ano nesta quarta-feira, 14. Além de incluir novos dispositivos que aumentam a segurança contra falsificação, o novo RG ampliou suas funcionalidades e trouxe benefícios para a população. O documento agora oferece a possibilidade de inclusão do nome social, sem a necessidade de alteração no registro civil. Também permite inserir o tipo sanguíneo e fator RH, informações de outros documentos e deficiências (símbolos que passaram a constar no RG), como surdez, física, psicológica e cegueira.

Desde que foi lançado, já foram emitidos 314.755 RGs com o novo modelo. “Continuamos transformando os serviços prestados ao cidadão por parte do IGP, para que seja mais seguro e mais simples o acesso. Isso é tornar a vida do Cidadão mais fácil”, afirmou o perito-geral do IGP, Giovani Eduardo Adriano.

Segurança

Dando continuidade ao processo de segurança do novo RG, no início deste mês o IGP disponibilizou para a população uma ferramenta que possibilita consultar a autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code.

O procedimento é feito acessando o link validador.igp.sc.gov.br, que levará o cidadão a uma tela solicitando a permissão de uso da câmera do dispositivo eletrônico (computador e/ou smartphones com sistema Android). Após autorizar o uso, o cidadão deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade. E então aparecerão na tela as mesmas informações constantes na carteira de identidade consultada, confirmando se tratar de um documento autêntico.

Números na pandemia

A emissão das carteiras de identidade continuou mesmo durante a pandemia do coronavírus. Desde quando surgiu a necessidade de isolamento social, já foram emitidas mais de 142 mil carteiras de identidade.  Lembrando que o atendimento foi interrompido no Estado inteiro no dia 18 de março.

Já no mês seguinte, em abril, o IGP retomou o atendimento de forma parcial e restrita aos casos emergenciais. No dia 4 de maio o órgão retomou as atividades, porém, com atendimento mediante agendamento prévio e respeitando o limite de 30% da capacidade. Desde então, o atendimento vem aumentando gradativamente, quando possível, e dentro das normas sanitárias por conta da Covid-19. Vale lembrar que algumas unidades tiveram de ser fechadas em função da ocorrência de casos suspeitos e confirmados da doença entre os servidores.

Ainda com objetivo de facilitar a emissão do documento de identidade para os cidadãos catarinenses, o IGP lançou no mês de junho a segunda via da carteira de identidade pela internet.

Com essa nova ferramenta, tornou-se possível a liberação de 20% das vagas que seriam diariamente ocupadas para atendimento presencial. Dessa forma, o número de documentos emitidos teve um crescimento de 20%, sem aumentar estrutura alguma.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA