Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governo de Santa Catarina anuncia inauguração do Centro de Inovação Blumenau

Quarta, 30 de setembro de 2020

Clique para ampliar

O Centro de Inovação Blumenau, o terceiro a ser entregue pelo Governo de Santa Catarina, tem dia certo para ser inaugurado: 17 de novembro. A data foi anunciada pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e o adjunto, Ricardo Stodieck, na manhã desta terça-feira, 29, durante o lançamento dos editais para ocupação do mais novo espaço que integrará a rede estadual.

“Capacitar, conectar e incentivar a vocação de bases tecnológicas de cada região. Estes são os propósitos dos Centros de Inovação no Estado. Nossa missão é unir governo, setor produtivo e academia para desenvolver potencialidades, de forma perene e sustentável, fazendo com que os Centros sejam ferramentas estratégicas para alavancar a inovação, o conhecimento e que transformem ideias em soluções. É mais um grande passo para integrar a região do Médio Vale do Itajaí e fortalecer o ecossistema de inovação de Santa Catarina”, destaca o secretário, Rogério Siqueira.

O Governo de Santa Catarina, por meio da SDE, já entregou os Centros de Inovação nos municípios de Lages e Jaraguá do Sul, além de outros com parcerias privada ou municipal, como o Ágora Tech Park, em Joinville, o Dante Martorano, em Videira, e a Rede de Centros de Inovação de Florianopólis – Acate.

Editais

Nesta terça-feira, 29, foram lançados três editais para a ocupação do Centro de Inovação Blumenau: incubação de novos negócios, projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação e empresas inovadoras. Para isto, o Instituto Gene selecionará propostas de alto impacto para o negócio e crescimento da empresa.

Da mesma forma ocorrerá a seleção de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) que serão desenvolvidos nas dependências do Centro de Inovação Blumenau. As equipes dos projetos selecionados serão instaladas para o desenvolvimento, enquanto agregam valor ao seu negócio, ao espaço, atores e à economia da região.

O Governo de Santa Catarina também concedeu a autorização para que o Instituto Gene ocupe a parte administrativa do espaço, de forma a receber as empresas com projetos que atendam aos requisitos previstos nos editais. Assim, elas podem se instalar no Centro, a partir da inauguração.

“A ideia é iniciar a recepção destas empresas interessadas e a análise dos projetos inovadores e de alto impacto para que, quando o Centro for inaugurado, os projetos possam ser desenvolvidos. Apostamos no trabalho em conjunto, de incentivo as tecnologias inovadoras e que alavancam o estado em novos negócios”, concluiu o adjunto, Ricardo Stodieck.


Foto: Arquivo / SDE

Instituto Gene

Instalado em Blumenau, o Instituto Gene tem o intuito de promover o desenvolvimento, o estímulo à inovação e ao empreendedorismo. Apoia empresas inovadoras, por meio da incubadora e da captação de recursos através de projetos.

“Durante sua existência, a Incubadora se consolidou entre a estrutura acadêmica e também no mercado e gerou novas empresas capazes de contribuir para o aumento da competitividade e de tecnologias inovadoras. E nossa proposta, desde o início, era não inaugurar antes que o prédio estivesse concluído.  Queremos vida aqui. E os editais, agora lançados oficialmente, vão propiciar o início das nossas operações aqui no centro de inovação", ressalta o presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, Udo Schroeder.

A organização também é a entidade responsável pelo projeto Cocreation Lab, uma parceria entre Fapesc, vinculada da SDE, e Sebrae. A iniciativa oferece pré-incubação a empresas inovadoras.

Também estiveram presentes no ato o presidente da Fapesc, Fábio Holthausen; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovações da Secretaria, Rafael Meyer; a reitora da Furb, Márcia Sardá Espíndola, além de outras autoridades e convidados.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA