Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governador inaugura pera ferroviária no Porto de Imbituba para facilitar acesso de trens

Segunda, 28 de setembro de 2020

Clique para ampliar

Vai ficar mais fácil, seguro e rápido para os trens carregados com contêineres entrarem e saírem do Porto de Imbituba. Está concluída a chamada pera ferroviária, que faz parte da primeira etapa de ampliação da malha de trens do Porto. Com o trajeto em formato de pera, os veículos conseguem entrar e sair sem a necessidade de manobras adicionais. O governador Carlos Moisés inaugurou a obra na manhã desta sexta-feira, 25, em ato com a presença do diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Luís Antônio Braga Martins, e secretários de Estado.

Em seu discurso, o governador destacou que a atual gestão segue comprometida com entregas aguardadas há anos pela população e que contribuem para o desenvolvimento regional. “Essa obra traz segurança e dinamismo para as operações com os trens. Um gargalo antigo foi vencido com parceria e ação. É para isto que o comando das estruturas do Estado está nas mãos de gente que entende que o sentido de governar é para o bem de quem vive em Santa Catarina”, salientou Carlos Moisés.

Diariamente, cerca de 50 contêineres chegam ao porto pela ferrovia e trazem, principalmente, arroz e cerâmicas produzidos no Sul de Santa Catarina.

Trajeto dispensa manobras e reduz interferência de fluxo no trânsito local

Com investimento de R$ 700 mil, a melhoria na infraestrutura portuária foi realizada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC), concessionária da malha que liga o Sul catarinense ao Porto Público, e integra a primeira fase do Plano de Ampliação da Malha no Porto de Imbituba.

“Essa nova extensão de 400 metros de trilhos incorpora uma qualificação enorme para a malha ferroviária que chega ao porto, trazendo eficiência no transporte de cargas, interferindo cada vez menos no fluxo de trânsito local e promovendo maior segurança à operação”, aponta o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba.

O projeto da pera foi desenvolvido pelos setores de engenharia da FTC e da SCPAR Porto de Imbituba, Autoridade Portuária. Entre as melhorias, foi construída uma extensão de trilhos, um trecho de retorno, a duplicação de um trecho para acomodação de vagões, a realização de passagens de nível, instalação de equipamentos para mudança de direção, sinalização horizontal, vertical e semafórica. “Para a realização deste projeto, o mais importante foi o interesse comum entre as partes envolvidas, que juntos buscaram alternativas e nos permitiram comemorar essa conquista”, ressalta o diretor-presidente da FTC, Benony Schmitz Filho.

Ao longo dos últimos dias foram realizados testes operacionais e antecipada a construção da estrutura de drenagem, prevista para 2021. “Esta etapa garante, sem dúvidas, melhor qualidade da obra, durabilidade e segurança. No geral, essa alternativa logística é um marco histórico para o setor ferroviário e também para a região”, completa Benony.

Após mais de uma década de idealização, o projeto de ampliação da malha ferroviária dentro do porto foi reapresentado em 2019 pela FTC. As obras iniciaram em janeiro deste ano.

Plano de Ampliação do Porto

A próxima fase do Plano de Ampliação consiste em conectar a extensão de trilhos ao Terminal de Contêineres (TECON), localizado próximo ao Cais 3. A proposta está em fase de estudos desde início de abril e iniciou com uma visita técnica da concessionária FTC.

Projeto pioneiro no Porto de Imbituba atende familiares de caminhoneiros

Durante o ato de inauguração da pera ferroviária, o governador Carlos Moisés conheceu uma das estruturas que foram montadas nas portarias do Porto para atender familiares que acompanham caminhoneiros nas viagens. O espaço - um contêiner que serve de base de apoio - será utilizado pelas famílias enquanto durar a operação de desembarque no Porto.

Quem veio, de Goiás para agradecer o governador Carlos Moisés foi a fundadora do movimento Damas de Ferro (Damas-Esposas de caminhoneiros), Gisele Vaz. Em nome dos familiares de caminhoneiros, ela enalteceu a iniciativa catarinense que surgiu na gestão do ex-diretor-presidente Jamazi Ziegler. “É uma das únicas estruturas no Brasil onde dispomos dessa acolhida para descansar depois das longas viagens. Isso é respeito, dignidade e proteção a quem movimenta a logística do Brasil sobre rodas. Eu venho de longe, mas este gesto de carinho e cuidado do governador faz eu me sentir em casa”, agradeceu.

Para melhor acolher os familiares, o governador informou que o local será ampliado e equipado com estrutura ainda mais completa, com banheiro, copa, cozinha e espaço para crianças.

“Eu costumo repetir que governar é aliviar o sofrimento das pessoas. E este é um exemplo que oferece um pouco mais de conforto e dignidade para quem trabalha e move o nosso Estado e o Brasil”, completou o governador.

Acompanharam os atos o presidente da SCPAR, Enio Alberto Parmeggiani, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, a secretária executiva de Assuntos Internacionais, Daniella Abreu, militares da Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros e representantes dos órgãos intervenientes Antaq, Anvisa, Marinha, Receita Federal, Polícia Federal e Vigiagro, além de usuários do Porto de Imbituba.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA