Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Campanha de multivacinação será em outubro

Quarta, 23 de setembro de 2020

Clique para ampliar

 

De 5 a 30 de outubro ocorre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes até 15 anos de idade. O dia D de vacinação será 17 de outubro.

Conforme a enfermeira do Centro de Vigilância à Saúde, Cristiane Jantsch Sestrem, todas as Unidades de Saúde estarão preparadas para receber o público-alvo da campanha, adotando-se todas as medidas de proteção contra o coronavírus. Durante a campanha, a vacinação estará ocorrendo em todas as Unidades de Saúde conforme horário de cada uma e também nos plantões.

Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal. Essa campanha vem para aumentar as coberturas vacinais e evitar que as doenças imunopreveníveis voltem a circular entre a população”, comentou Cristiane.

O grupo alvo para a poliomielite são crianças de um ano a menor de cinco anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas independente se já estão com esquema completo com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Já as crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) serão vacinadas apenas as que não tiverem a dose de rotina - esquema vacinal atrasado.

No dia D da campanha, 17 de outubro, todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar para o almoço.

Vacina Meningo – Durante a campanha será ofertada a vacina Meningo ACWY (conhecida como quadrivalente) para o público de 11 a 12 anos de idade.

Neste ano, o Ministério de Saúde substitui a vacina Meningo C aplicada na faixa etária de 11 a 14 anos, para a vacina Meningo ACWY. Portanto, todo adolescente com 11 e 12 anos de idade, tanto do sexo feminino ou masculino, deverá receber uma dose desta vacina”, explica Cristiane.

Lembrando que quem já recebeu essa vacina dentro da faixa etária 11 e 12 anos não necessita receber novamente (dose única). “Esta campanha serve como resgate deste público que ainda não tomou a vacina, pois houve um aumento de casos da meningite com o soro tipo W”, informou a enfermeira.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA