Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Dia da Árvore: IMA realiza plantio de mudas no Parque da Serra do Tabuleiro


Clique para ampliar

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) realizou nesta segunda-feira, 21 de setembro, Dia da Árvore, o plantio de mudas no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na Grande Florianópolis. O ato marca o início da parceria entre o Instituto Çarakura, cogestora da Unidade de Conservação, com a empresa Cottonbaby. A companhia vai doar cinco mil mudas, no período de um ano, para o reflorestamento da Baixada do Maciambú, área atingida por sucessivos incêndios.

Neste Dia da Árvore, mudas de várias espécies oriundas da região foram plantadas como Pororoca, Aroeira-vermelha, Araçá, Jerivá, Pau-leiteiro, Cocão, Canudo-de-pito, entre outros. Essa foi a primeira ação de um total de cinco campanhas que serão realizadas para o plantio das cinco mil mudas no local. A previsão é que ainda neste ano sejam plantadas duas mil mudas, além de três mil em 2021.

Além da parceria com a iniciativa privada, o Parque da Serra do Tabuleiro recebe ainda apoio do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, que tem por finalidade articular instituições públicas e privadas para integrar esforços e recursos para promover a restauração e conservação da biodiversidade nos 17 estados do bioma.

O plantio de mudas é apenas uma das medidas para a restauração da área. Outra parceira com empresa privada vai assegurar a retirada de pinus, espécie exótica invasora que prejudica a biodiversidade e a regeneração da vegetação nativa.

O Parque

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior Unidade de Conservação de proteção integral de Santa Catarina, foi criado em 1975, para proteger a rica biodiversidade da região e os mananciais hídricos que abastecem as cidades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro ocupa cerca de 1% do território catarinense. Abrange áreas dos municípios de Florianópolis, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, Imaruí, Paulo Lopes e Garopaba.

Em setembro de 2019, o Parque foi atingido por um forte incêndio que destruiu cerca de 800 hectares de mata. Uma força-tarefa formada por Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental atuou para combater o fogo que persistiu por cerca de 36 horas.

Foram necessários mais de 200 mil litros de água por terra e com o apoio dos helicópteros Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, e Águia, da Polícia Militar, para controlar o fogo. Desde então, várias iniciativas foram implementadas para a recuperação da área.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA