Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Mundo da Lua - Sônia Pillon


Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e desde 1996 reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto pela Univille, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa,  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos trabalhou no jornal A Notícia.   

É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica também no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC).

....


Veja mais colunas de No Mundo da Lua - Sônia Pillon

Onde está o rei?

Sexta, 28 de agosto de 2020

Clique para ampliar
Sônia Pillon
 

A corte de bajuladores sempre esteve à volta do rei Lealas. Os “puxa-sacos” se movimentavam como moscas no mel e sempre procuravam levar vantagem com a proximidade do soberano. Inflavam o ego real para receber “agradinhos”. Para isso, os súditos se empenhavam para que o rei fizesse uma boa figura perante o povo. A estratégia se mostrava tão exitosa que por muitos anos o monarca foi absolutamente adorado pela plebe.

 

Preocupado em se manter no trono e absolutamente inebriado com o poder, Lealas, que de leal não tinha nada, era dono de inegável carisma, capaz de impressionar as massas e arregimentar legiões de seguidores. Tinha uma capacidade nata para influenciar pessoas.

 

Muitos em vão tentavam desmascará-lo. Porém, bastava Lealas aparecer na sacada do castelo para rechaçar as acusações. Diziam que o rei desviava os recursos dos impostos para luxos indevidos na Casa Real, que distribuía benesses aos “amigos” enquanto o povo enfrentava privações...

 

Falavam também que o monarca recebia vantagens indevidas dos fornecedores reais e que não investia em obras públicas como deveria. E quando o fazia, os materiais utilizados eram de péssima qualidade. Esperto, o rei sempre dava um “jeitinho” de se safar, jurando inocência e jogando a culpa nos outros. Quantas lágrimas de crocodilo! Quanta sofrência!

 

Mas mentira tem perna curta e as denúncias foram se agigantando. Um a um, os membros da corte começaram a cair e a população finalmente acordou para a realidade.

 

Certo dia, um grupo de revoltosos se reuniu em frente ao castelo e exigiu a renúncia do rei. Alguns queriam até tomar o castelo. Apavorado, Lealas aproveitou as comemorações carnavalescas para se misturar aos foliões e fugir. Queria buscar refúgio em outro reino. Vestiu roupas de um dos criados e cobriu o rosto com um capuz. Se esgueirou por vielas sujas e escuras até ser surpreendido por um ladrão, que o esfaqueou após roubar as joias que escondia nas vestes.

“Onde está no rei?”, perguntava o povo, enquanto invadia o castelo. Até hoje, passado tanto tempo, o desaparecimento do monarca permanece envolto em mistério.

 

 
 


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA