Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Programa sobre Finanças Pessoais da Junior Achievement será oferecido às escolas da rede estadual

Quinta, 06 de agosto de 2020

Clique para ampliar
 
Os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual de ensino terão a oportunidade de aprender sobre finanças pessoais - incluindo planejamento, orçamento, poupança, investimentos e empréstimos. Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), a Junior Achievement e o Sebrae/SC oferecerá o programa on-line ‘Meu Dinheiro, Meu Negócio’, para despertar o empreendedorismo entre os jovens. Pais, professores e estudantes interessados poderão acompanhar uma transmissão ao vivo, na próxima quinta-feira (06), a partir das 14h, no canal Educação SC do YouTube.
 
Totalmente on-line e com duração de cinco horas/aula, o conteúdo do curso inclui temas como planejamento, orçamento, poupança, investimento e empréstimo. O programa é destinado a estudantes entre 14 e 25 anos e pode atingir aproximadamente 300 mil alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em mais de 1 mil unidades de ensino de Santa Catarina.
 
O sucesso da iniciativa da Junior Achievement em qualificar jovens catarinenses ganha mais capilaridade com a participação dos estudantes da rede estadual de ensino no programa, durante o período de isolamento social. “Este conhecimento, somado às estratégias para conquistar sonhos e objetivos, promove uma reflexão sobre as nossas necessidades e como o ciclo do dinheiro pode favorecer o indivíduo”, explica Evandro Badin, diretor-executivo da Junior Achievement em Santa Catarina. O programa oferece trechos em áudio, vídeo, textos e exercícios, além de regras de ouro e dicas de leitura.
 
Na visão do secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, a parceria é uma oportunidade para que os alunos da rede possam se capacitar neste momento de pandemia e obter importantes orientações sobre finanças pessoais: “Temos convicção de que, por meio deste programa, os participantes poderão impulsionar seus projetos de vida e a construção de suas carreiras no mundo do trabalho”.

Tema Transversal no Currículo
A implantação articulada da parceria entre as três instituições amplia as possibilidades de ensino e a aprendizagem dos estudantes com foco na Educação Financeira, que é um Tema Transversal Contemporâneo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense (CBTC). Para o secretário Natalino Uggioni, a construção conjunta de uma educação empreendedora com caráter formativo representa um grande avanço: “A Educação Empreendedora cada vez mais se torna uma necessidade, com uma demanda significativa no desenvolvimento de habilidades e competências para tomada de decisão, com iniciativa e inovação, ampliando as possibilidades do desenvolvimento de novas aprendizagens por parte dos nossos educandos”.
 
A plataforma do programa ‘Meu Dinheiro Meu Negócio’ é hospedada pelo Sebrae/SC, fundador da Junior Achievement em Santa Catarina e a primeira mantenedora. O diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, lembra que a educação empreendedora é fundamental para garantir a formação profissional dos estudantes. “Queremos incentivar o empreendedorismo entre os nossos jovens para que o comportamento empreendedor faça parte da sua formação. Com essa iniciativa, buscamos mostrar aos alunos catarinenses um caminho de oportunidades, que vai permitir que eles sejam protagonistas do futuro”, comenta.

Sobre a Junior Achievement
Com mais de 110 anos de atuação mundial, está presente em Santa Catarina há 23 anos, onde contabiliza 650 mil adolescentes e jovens beneficiados e mais de 17 mil voluntários que compartilharam tempo, conhecimento e experiências em 330 escolas parceiras de 80 cidades do estado.


Link de acesso: https://bit.ly/scmeudinheiromeunegocio
Duração: 5 horas/aula
Conteúdos principais:
1. Orçamento e balanço pessoal;
2. Poupança;
3. Investimento;
4. Empréstimos;
5. Estratégia de vida.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA