Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Ações desenvolvidas em SC são apresentadas em reunião nacional de secretários de Educação


Clique para ampliar

As ações da educação desenvolvidas em Santa Catarina nos últimos meses e o planejamento sobre o futuro retorno às aulas presenciais foram apresentados em reunião do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) nesta terça-feira, 4. O encontro virtual com participação de secretários estaduais tem como objetivo criar uma rede colaborativa nacional, com o compartilhamento de ideias para enfrentar os desafios durante a pandemia.

O secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Natalino Uggioni, detalhou o processo de criação do sistema de atividades não presenciais, com ensino pela plataforma do Google Classroom e entrega de materiais impressos. Outras ações destacadas pelo secretário foram a formação de professores para lecionar com apoio da tecnologia, a entrega da alimentação escolar, o processo de Busca Ativa e a campanha para manter alunos, pais e professores engajados nas atividades não presenciais.

“Esse é um momento muito importante oportunizado pelo Consed porque temos boas práticas que precisam ser compartilhadas entre os secretários estaduais para construirmos uma educação de qualidade no país. Em Santa Catarina, tivemos que acelerar a absorção dessa cultura digital na educação e temos a premissa de não deixar nenhum estudante para trás. Temos certeza que a Educação sairá fortalecida dessa pandemia”, ressaltou o secretário.

Detalhamento das diretrizes de retomada das aulas presenciais

Ao ser perguntado, Uggioni também explicou sobre a criação do comitê estratégico formado por 15 entidades para elaborar em conjunto as diretrizes de retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Ele ressaltou que o documento foi apresentado à sociedade na semana passada e que a Secretaria trabalha atualmente para fazer a aquisição de EPIs, a comunicação com os municípios e as formações das equipes nas escolas.

"Os protocolos elaborados pela Educação de Santa Catarina vão ao encontro das diretrizes nacionais construídas pelo Consed e servem de modelo, pela qualidade do que foi proposto, para os estados que ainda estão construindo os seus protocolos. Os cadernos abordam detalhadamente todos os pontos de atenção para proteção da comunidade escolar e para a continuidade do processo de ensino", destacou a secretária de Educação do Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Cecilia Motta.

Sobre a data de retorno das aulas presenciais, o secretário catarinense ressaltou que ainda não há definição e que o anúncio será feito apenas quando a Secretaria de Estado da Saúde indicar que há condições sanitárias para a retomada com segurança.

Apresentações de outros estados

Durante a reunião ainda foram apresentadas as ações em andamento nos estados de Alagoas, Rio de Janeiro e Sergipe. Essa foi a segunda reunião com a temática de “Apresentações dos estados sobre ações desenvolvidas durante a pandemia e os desafios para retorno às aulas presenciais”. O tema ainda deve ser assunto de outros encontros nos próximos dias até completar o panorama de todos os estados do país.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA