Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

É preciso que os valores estejam firmes em nosso coração

Sábado, 01 de agosto de 2020

 

“Pois João tinha dito a Herodes: ‘Não te é permitido tê-la como esposa’” (Mateus 14,4).

 

Sabemos que Herodes se juntou com Herodíades, a mulher de seu irmão. É muito importante, no meio de uma sociedade confusa, onde parece que tudo é permitido, não perdermos os valores, a direção e o essencial. Ainda que a sociedade diga que tudo nos é permitido, em Deus nem tudo nos é permitido. Em Deus nem tudo não só nos convém, mas não podemos atentar contra aquilo que é a verdade e a moral.

Não posso me apropriar daquilo que é do outro, sejam as coisas materiais. Quando o Mandamento diz para não cobiçar o que pertence ao outro, a extensão da compreensão do Mandamento são as coisas que pertencem ao outro: a esposa do outro, o esposo da outra, seja lá o que pertence a outra pessoa.

É preciso que os valores estejam bem firmes dentro do nosso coração, porque, senão, o coração cai em confusão. Quando o coração cai em confusão? Quando a cabeça não está em ordem e no lugar.

Herodes perdeu a cabeça por causa de Herodíades, e por isso ela colocou a sua filha para dançar para poder ganhar a cabeça de João Batista, e a cabeça dele foi dada em um prato.

Quanto é importante termos a cabeça no lugar! Escutamos, desde pequenos, nossos pais dizendo: “Meu filho, tenha juízo”, e é preciso mais do que nunca dizermos: “Tenhamos juízo”. O quanto o juízo é necessário para todas as coisas da vida! Quando a pessoa não tem juízo, ela age sem cabeça.

É preciso que os valores estejam bem firmes dentro do nosso coração, porque, senão, o coração cai em confusão

O juízo é o critério reto e correto, é a mente iluminada e direcionada. Tomemos cuidado, porque vivemos numa sociedade laxa, onde os princípios e os valores estão relaxados, e parece que tudo é permitido.

É importante cuidar dos impulsos da paixão, do coração, da mocidade, os impulsos que vêm em todas as épocas da nossa vida. Tudo está se normalizando com muita facilidade, não é questão de jogar pedras, julgar e condenar, mas é questão de colocar as coisas no seu lugar. O que é certo é certo, o que é errado é errado. Ainda que você tenha passado por uma experiência errada na vida e depois tenha concertado, não pode dizer que aquilo que foi errado agora é certo.

Não podemos colocar como modelo e exaltar aquele que transformou suas experiências erradas em êxito de vida. Por isso, quando João disse a Herodes que não era permitido, é porque não era permitido, mas este seguiu o seu coração.

Um coração sem cabeça é um coração sem razão; um coração sem razão anda na contramão, comete muitos atropelos, acidentes, e os valores vão se perdendo.

Deus abençoe você!     

Padre Roger Araújo



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2020 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA