Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Hospital e Maternidade Sagrada Família presta esclarecimentos sobre áudio do Dr. Hugo

Terça, 28 de julho de 2020

Clique para ampliar

Devido à comoção social provocada por áudio gravado e divulgado pelo Dr. Hugo Sakaguchi, médico integrante do corpo clínico, que atua na área de urgência e emergência do Hospital e Maternidade Sagrada Família, a direção técnica e clínica, como também o autor do áudio, vem a público para prestar os seguintes esclarecimentos:

 

Vivemos uma grave pandemia que assola todo o planeta, trazendo consequências também para o estado de Santa Catarina, à macrorregião do Planalto Norte e à cidade de São Bento do Sul. Apesar do cenário mundial ser bastante crítico, o Hospital e Maternidade Sagrada Família vem, desde fevereiro deste ano, antes mesmo do primeiro caso registrado no país, a criar e efetivar seu plano para o melhor enfrentamento daquela então “possível crise de saúde pública”, que se tornou fato. A estrutura hospitalar, a equipe multiprofissional, os equipamentos e os insumos de saúde foram e estão sendo otimizados, em monitoramento diário, graças à ação conjunta da administração, direção técnica, corpo clínico, equipe multiprofissional, poder público e sociedade civil.

Após ouvir a justificativa do Dr. Hugo, que se desculpou quanto a algumas informações repassadas de forma equivocada, informamos que até o presente momento não houve desassistência para nenhum paciente que necessitou de atendimento em nível hospitalar. Da mesma forma, não procede a informação que pacientes suspeitos ou positivados para Covid-19 estão internados na ala da maternidade. Tal situação é definida e evidenciada em protocolos assistenciais vigentes na instituição.

Os leitos de enfermaria e de UTI, como também os medicamentos especializados em desabastecimento pela indústria farmacêutica nacional, são otimizados para suportar a sobrecarga de pacientes suspeitos e confirmados com o Coronavírus. Existe sim a possibilidade de transferência de determinados pacientes para outras instituições, como também o acolhimento de doentes de outras cidades. Porém, essa é uma política de saúde nacional de integração assistencial em rede, devidamente regrada pelo SUS, com o intuito de melhor gerir os leitos e as especificidades de cada hospital, garantindo a integralidade e a continuidade da assistência à população.

O que existe é uma sobrecarga no sistema de saúde nacional, que acarreta em estresse aos profissionais de saúde, fato este gerador do desabafo do Dr. Hugo, que, por responsabilidade e empatia aos doentes e a toda a sociedade, acabou se exaltando e trazendo situações que não condizem com a realidade assistencial praticada pela instituição.

         Segundo o Dr. Hugo, o intuito do áudio é alertar a sociedade civil em geral para o fato óbvio de que há uma escalada exponencial dos casos de Covid-19 no estado de Santa Catarina e que, não havendo atitudes de prevenção mais efetivas e praticadas, existe sim a possibilidade de sobrecarga não só do nosso hospital, como também de todo o sistema de saúde, que já opera próximo ao limite de sua capacidade.

Ao fim, segue o nosso pedido para que a comunidade atue de forma responsável, em especial aos integrantes do grupo de risco, seguindo as instruções em respeito ao isolamento social e as medidas de higiene e mobilidade por parte dos órgãos sanitários. Havendo necessidade de assistência médico hospitalar, tenham a certeza que há um esforço diário de todos os profissionais de saúde, médicos e outros, que atuam em nosso hospital, no intuito de prestar a melhor assistência possível nesse cenário incerto, histórico e mundial.

 

Contem conosco. Sempre!

 

 

Dr. Hugo Sakaguchi – CRM 10585/SC

Médico do Corpo Clínico HMSF

 

Dr. Henrique Schlichting da Silva – CRM 18775/SC

Diretor Técnico HMSF

 

Dr. Giovani Erineu Schwingel – CRM 8441/SC

Diretor Clínico HMSF



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA