Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde esclarece dúvidas mais comuns relacionadas à Covid-19

Segunda, 27 de julho de 2020

 
Com o crescimento da pandemia de Covid-19 no Município também aumentam as dúvidas dos cidadãos jaraguaenses em relação ao que fazer principalmente em caso de contágio próprio ou de alguém próximo como familiares ou colegas de trabalho. Dúvidas que chegam não só pelo 0800-643-8089 da Central de Orientação sobre o Coronavírus como do Pama 1 e nas demais unidades de atendimento.
 
Diante deste contexto, a gerente da Secretária de Saúde, Fabiane da Silva, uma das coordenadoras dos grupos de trabalho que estão à frente no combate ao coronavírus, destacou e respondeu algumas destas questões.
 
Ainda aguardo o resultado do exame e acabou o atestado? O que fazer?  
Resposta: A pessoa precisa entrar em contato com sua empresa e dizer que está aguardando o contato do nosso 0800. Temos uma equipe grande trabalhando, mas o número de chamados triplicou nas últimas semanas e de repente não se consegue responder em tempo hábil. As pessoas precisam entender que estamos numa pandemia, com uma equipe máxima de profissionais envolvidos, se adaptando a cada situação que está acontecendo. Então, é necessário um pouco de paciência e conversar com seus empregadores quanto a isso. Posso assegurar que o retorno vai ser dado assim que possível.
 
Tenho um colega de trabalho que contraiu covid, o que preciso fazer? 
Resposta: Observar se vai ter sinais e sintomas, continuar usando álcool gel e máscara e seguir trabalhando.  
 
Se tive contato com alguém, seja do meu trabalho ou do meu convívio social, como familiares e agora descobri que uma dessas pessoas contraiu o vírus qual é a orientação? 
Resposta: O procedimento é o mesmo. Observar se vai apresentar sintomas e continuar adotando as medidas de segurança sanitária (álcool gel, máscara, distanciamento social). Até porque neste momento estamos testando as pessoas sintomáticas e não as assintomáticas. Se tiver sintomas ligar no 0800. Caso contrário, segue a vida normal, mas com os cuidados mencionados.
 
Sou empresário e alguém da minha empresa teve covid. O que devo fazer? 
Resposta - Não há necessidade de se fechar o estabelecimento, o setor ou o comércio. Também não há necessidade de fazer uma higienização especial no local, mas sim manter as medidas de higiene que já são feitas desde que começou a pandemia. Ou seja, uso de álcool gel nas mesas, em todas as maçanetas, enfim, nos locais onde as pessoas tem contato e segue com o estabelecimento aberto usando máscara e e as demais medidas de segurança entre os demais funcionários.
 
Estou com sintomas e não consigo contato com o serviço 0800. Devo ir diretamente às unidades de saúde que atendem casos de Covid?
Resposta -  Se está com sintoma e tentou ligar algumas vezes no 0800 e não conseguiu contato  o recomendado é ir diretamente no Pama 1 ou nas outras unidades de referência de atendimento de casos de covid (nos bairros Barra do Rio Cerro, Ilha da Figueira ou Nereu Ramos).  Mas ainda reiteramos que a pessoa tente ligar antes. Às vezes demora um pouco devido ao volume de ligações, mas insista. O serviço por telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença.  
 
SERVIÇO
O 0800-643-8089 funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7h30 às 18 horas.
Quem pode ligar - Qualquer pessoa de Jaraguá do Sul com dúvidas ou que apresente sintomas. 
 
Cuidados para evitar a contaminação
- Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
- Usar álcool em gel frequentemente;
- Usar máscara;
- Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço, mesmo se estiver de máscara;
-Sair de casa apenas se realmente necessário;
- Em caso de sintomas de gripe, como febre, dor de garganta ou falta de ar, entrar em contato com a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, ligação gratuita.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA