Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mulheres na política, transparência, segurança pública e mais

Segunda, 27 de julho de 2020

 
A nossa newsletter chega hoje à sua centésima edição. Toda quinta-feira, buscamos enviar para você uma seleção especial com conteúdos sobre democracia em diversos formatos, além de eventos, iniciativas e oportunidades. Obrigado por nos acompanhar por aqui! 
Defesa da democracia O professor da Universidade da Europa Central, Maciej Kisilowski, apresenta estratégias para barrar o populismo de governos autocráticos.

Cultura do cancelamento Manifesto assinado por centenas de intelectuais dos EUA defende o direito de se discordar e criticam a chamada "cultura do cancelamento" entre ativistas do campo democrático. A cultura do cancelamento também é objeto de reportagem sobre um homem que perdeu seu emprego após ter feito um gesto que foi confundido com supremacistas brancos.

Ódio nas redes A antropóloga Rosana Pinheiro-Machado aborda como a extrema-direita tem vencido sistematicamente a disputa nas redes sociais, espalhando ódio e ameaçando a democracia. A desinformação pseudocientífica veiculada no Youtube, por sua vez, é tema de artigo publicado pela equipe do LAUT.

Pesquisa Em entrevista, a cientista política e pesquisadora do Cebrap, Camila Rocha, e a socióloga e professora da Unifesp, Esther Solano, falam sobre sua pesquisa com eleitores arrependidos do presidente Jair Bolsonaro e como dialogar com esse grupo. 

Governabilidade Thread (sequência de publicações) postada pelo jornalista Pedro Doria em seu Twitter analisa as transformações das coalizões políticas existentes no Brasil e sua relação com o governo Bolsonaro.

Segurança Nacional Reportagem ouviu diversos especialistas para explicar por que a Lei de Segurança Nacional, criada durante a Ditadura Militar, vem sendo usada recorrentemente em 2020.

Direito de manifestação Documentos revelam que a Polícia Militar do Rio de Janeiro associa partidos de oposição a vandalismo e elogia atos pró-governo em manifestações recentes. Reportagem ouviu parlamentares e o sociólogo Renato Sérgio de Lima, presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, sobre a inconstitucionalidade da atuação.


Segurança pública Em entrevista, Gabriel Sampaio, coordenador do Programa de Enfrentamento à Violência Institucional da Conectas Direitos Humanos, aborda como a falta de apuração e responsabilização contribui com a letalidade policial.
Mulheres na política Já está no ar o "Eleitas: Mulheres na Política", estudo e série audiovisual sobre o imaginário das mulheres latino-americanas no poder, produção do Instituto Update, Quebrando o Tabu, Maria Farinha Filmes e Spray Content. Foram mapeadas 600 e entrevistadas 96 mulheres eleitas, além de 11 especialistas em política e gênero de 6 países da América Latina.

Denúncia A Comissão Interamericana de Direitos Humanos recebeu na última semana uma denúncia articulada por organizações da sociedade civil sobre as sucessivas violações do direito de acesso à informação pelo Governo Federal durante a pandemia do novo coronavírus. 


Live Hoje, às 18h, acontece a live especial de 20 anos do IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa. O debate é sobre abordagem policial e a atuação da Justiça em casos de violência praticadas por agentes do Estado.

Campanha Iniciativa da Coalizão Negra por Direitos, a campanha Alvos de Genocídio propõe uma mobilização para que os veículos de mídia passem a noticiar a morte massiva de pessoas negras no Brasil como genocídio. 

Legislativo Congresso em Foco está com votação popular aberta até o dia 31 para a 13ª edição do Prêmio Congresso em Foco. Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio homenageará parlamentares que se destacaram na categoria "Clima e Sustentabilidade", que tem o apoio do IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade).

Transparência Open Knowledge Brasil publicou a versão 2.0 do Índice de Transparência COVID19, iniciativa que contou com o apoio da Hivos, através do programa Todos os Olhos na Amazônia.

Representatividade Em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, campanha da Abong apresenta diversas mulheres negras que constroem organizações da sociedade civil.


Oportunidade A Purpose Brasil está com uma vaga aberta para Gerente Financeiro e de Operações. Saiba como se inscrever.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA