Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

FINAL DE SEMANA NO PLATÔ

Segunda, 13 de julho de 2020

Este final de semana foi bastante frio, um pouco de chuva, mas teve um pouquinho de sol. “Aquecedor” ligado a todo gás, aproveitamos a chapa dele para fazer lagarto assado de panela para o almoço e pão de queijo para a janta. Até porque hoje é dia de festa, embora a gente não tenha saído de casa, pois a pandemia está com toda força lá fora. E agora a OMS admitiu formalmente que a covid 19 pode ser transmitida pelo ar. Quer dizer, o risco é maior do que pensávamos ser. Estamos de aniversário, eu e a Stela, hoje faz trinta e oito anos de casamento. Na verdade, eu estou de parabéns por ela estar sempre ao meu lado há tanto tempo.

E falamos, como sempre com o neto Rio, em Lisboa, pois ele também está de aniversário, aliás, desaniversário. Ela faz aniversário do dia dez e neste dia dez ele completou um ano e três meses de pura fofura e encantamento. Então comemoramos com o Rio também, conversando com ele no bebenês fluente que nós não falamos mas entendemos muito bem, com o riso sonoro dele e o riso encantador, com as caminhadas e corridas dele, com o prazer dele ao comer cerejas, mirtilos, mamão, pêssegos, figos e outras frutas das quais ele gosta tanto. Nossa fonte de luz, nossa fonte de vida.

Ontem um âncora de telejornal falou sobre aquilo que venho falando há alguns meses aqui no diário: o fato de os números da pandemia diminuirem dramaticamente nos finais e começos de semana. Explico-se o que eu já havia dito, que as notificações não são feitas porque as secretarias de saúde dos estados não estão funcionando normalmente, no sábado e no domingo, como nos dias de semana e os casos só são notificados mais tarde. Só que tem aquele detalhe: os números diminuem no final de semana, na segunda-feira, mas na terça voltam ao nível “normal”, ou seja, ao patamar dos dias de semana da semana anterior, não parecendo que os casos do final de semana tenham acumulado na terça ou na quarta. É estranho que o que não foi contabilizado no domingo, por exemplo, não apareça nos dias posteriores. Então foi decidido que se fará uma média dos últimos sete dias dos números para que se saiba, com mais exatidão, quanto é que está aumentando por dia os casos confirmados e os óbitos. Mas não explicaram porque os números compilados das secretarias de saúde dos estados, divulgados pela imprensa, não bate com os números fornecidos pelo ministério da saúde (governo), se esses números também são colhidos nas mesmas secretarias de saúde dos mesmos estados.

Nos últimos dias, últimas semanas, segundo os números fornecidos pelas secretarias de saúde dos estados, foram mais de mil mortos, já são mais de setenta e dois mil. E temos quase um milhão de novos casos confirmados no total . É muita coisa. Neste final de semana o presidanta nomeou mais um ministro, o da Educação. Não imagino o que vai ser. O ministro da saúde, no entanto, nem tchum. Boa estratégia para o combate à pandemia, não? Sem ministro da saúde. Só no Brasil mesmo, infelizmente.

A curva da pandemia não está baixando. Falam em platô, o que quer dizer que a curva está achatada, estabilizada, mas nada de descer. Fala-se também que este é o pico da pandemia. Esperemos, então, que comece a baixar logo.

Cuidem-se todos. Não baixem a guarda. A covid 19 está aí. Suspensa no ar, admitem agora. Há que nos cuidarmos.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA