Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Novo sistema de inteligência de dados ajuda na gestão do trânsito em Santa Catarina

Quinta, 09 de julho de 2020

Clique para ampliar

Uma tecnologia adotada pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) neste ano facilita o trabalho de gestores públicos e pesquisadores. As novas funcionalidades da ferramenta de estatísticas do departamento permitem separar os dados, por exemplo, por nível de gravidade das multas (multas leves, médias, graves ou gravíssimas).

Essa reformulação foi feita pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Segundo André Muller, Analista de Sistemas do Ciasc, “a reformulação da área estatística do Detran disponibiliza tanto ao gestor público quanto à população uma coleção de dados de grande valor”.

As novas informações podem ser acessadas ao clicar em “Estatísticas” no menu da página inicial do site oficial do Detran,  www.detran.sc.gov.br e são especialmente importantes para gestores públicos que lidam com questões de trânsito e pesquisadores que trabalham com essa área. Esse tipo de dado pode ser utilizado como embasamento para políticas públicas que visam, por exemplo, pensar em novas ações de conscientização de motoristas ou entender onde é necessário ter mais policiamento para coibir as infrações.

Utilizando a nova ferramenta é possível saber, por exemplo, que Florianópolis e Bombinhas são cidades com uma grande quantidade de multas por estacionamento em local proibido, especialmente para veículos estrangeiros, como argentinos e uruguaios. Com essa informação, os gestores públicos desses municípios podem pensar em ações de conscientização voltadas especificamente para a questão do estacionamento irregular.

Essa tecnologia foi construída com a utilização da plataforma BoaVista, a ferramenta de infraestrutura de Big Data criada pelo CIASC que permite otimizar os processos de análise de dados.Sobre o novo sistema, o Técnico Administrativo da Gerência de Informática e Estatística do Detran, Thael Rosa disse que “Já havia o interesse de disponibilizar essas informações ao cidadão e utilizamos um relatório de avaliação do nível de informações disponibilizadas nos portais dos Detrans (de outros estados) para definir como faríamos isso”.

PLATAFORMA BOAVISTA
A plataforma BoaVista, que ganhou notoriedade por ser a ferramenta utilizada pelo Governo do Estado para gerar inteligência de dados sobre a pandemia da Covid-19, também foi a responsável por essa tecnologia de inteligência de dados de trânsito. A primeira aplicação dessa ferramenta foi para o processamento de dados de Notas Fiscais Eletrônicas, o que rendeu um prêmio no Congresso Internacional de Sistemas de Informação Empresarial de 2018.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA