Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

OS JOVENS PRECISAM DE OPORTUNIDADE!

Quinta, 09 de julho de 2020

Cenário de pandemia é desafiador para os estudantes, contudo, o estágio é a melhor alternativa para inserí-los no mercado
09/07/2020
Ao ser eleito o novo presidente da Abres, perguntaram-me sobre as expectativas para os próximos dois anos. Estamos em um momento extremamente desafiador para o jovem no Brasil. Segundo o IBGE, no primeiro trimestre de 2020, antes de iniciar a Covid-19, 27,1% deles já estavam sem uma oportunidade de trabalho. Entretanto, eles são fundamentais para contribuir com a inovação nas empresas e a superação da crise! Por isso, devemos estimular os empresários: invistam no estágio e na formação dos mais novos!
 
Nesse cenário de pandemia e dificuldade econômica, a Abres tem um papel ainda mais decisivo em preservar a Lei do Estágio! Afinal, ela é extremamente moderna e eficaz para inserir estudantes no mundo corporativo e, ao mesmo tempo, mantê-los na escola, seja na universidade, no ensino médio ou técnico, com uma carga horária limitada em 6 diárias e 30 semanais.
 
O estágio proporciona renda, experiência, chance de efetivação, acaba com a evasão escolar e prepara a juventude para o futuro. Esse porvir está cada vez mais complicado devido à situação da saúde pública a qual gerou um volume altíssimo de desemprego e pobreza. Por isso, é preciso aumentar os níveis de estudo e pesquisa para as empresas e brasileiros conseguirem competir mundialmente, ou teremos um país focado em produzir commodities com altíssimo subemprego.
 
Contudo, quando falamos em educação, temos um triste cenário. Apenas 21% dos cidadãos brasileiros de 25 a 35 anos possuem ensino superior completo, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A média dos demais países analisados é de 44%! Necessitamos mudar essa realidade urgentemente.
 
Se você é empresário, faça a sua parte! Abra vagas de estágio e auxilie os educandos a iniciarem suas carreiras e se qualificarem. Ao contratar alunos, as corporações ainda têm como vantagem a isenção de tributos como INSS, FGTS, 13º salário e multas rescisórias. É o formato ideal para treinar e efetivar alguém sem vícios prévios de mercado.
 
Mesmo com o distanciamento social, as tecnologias atuais permitem realizar todo processo seletivo remotamente. Além disso,  os estagiários também podem fazer home office! Isso foi previsto pela Medida Provisória 927/2020: 
 
“Art. 5º  - Fica permitida a adoção do regime de teletrabalho, trabalho remoto ou trabalho a distância para estagiários e aprendizes, nos termos do disposto neste Capítulo.” 
 
Portanto, vale a pena investir nesses talentos. A Abres está disposta a ajudar empresas, jovens e o país a superarem essas dificuldades e, cada vez mais, garantir um futuro brilhante a quem mais precisa!
 
Carlos Henrique Mencaci é o novo presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios.

Sobre a Abres

A Associação Brasileira de Estágios é a maior entidade de representação de agentes de integração do país, ou seja, empresas responsáveis pela seleção e gerenciamento de vagas de estágio. A instituição tem como objetivo promover e divulgar a modalidade junto às comunidades do Brasil, estimulando a formação profissional de jovens talentos. Também executa ações para fortalecer os agentes de integração e a inserção de estudantes no mercado de trabalho.



Comente





Paulo A A Godoy


..
Pedradas do PedroKA - novembro 11, 2020 ... Tirá-los da ociosidade, só com oportunidades e responsabilidade. Vamos dar aos jovens o que é dos jovens Uma oportunidade é exemplificada em (1) . Os jovens em relação ao total da população de São Bento do Sul é indicado em (2)
Prefeitura e Sebrae promovem curso para incentivar empreendedorismo entre os jovens
8 de agosto de 2018 penhasebrae Trechos

Despertar o empreendedorismo na juventude, promovendo seu acesso ao mercado de trabalho, a inclusão social, o incentivo aos estudos e a identificação com a comunidade. Com esse objetivo, a prefeitura de Penha e o Sebrae (.... Estão promovendo o programa “Crescendo e Empreendendo” na cidade.
Sua primeira etapa é a formação de educadores do programa, formadores de opinião entre a juventude que vão multiplicar às informações sobre empreendedorismo para os jovens nas escolas, programas sociais, entidades, igrejas e outras associações do tipo. O curso reúne cerca de 30 profissionais vindos das secretarias de educação, assistência social e entidades com ação social na cidade, e começou nesta segunda-feira, dia 06, indo até quarta, 8, na Sala do Empreendedor. (1)
. “Uma das ações importantes desse programa é conscientizar o jovem a pensar no seu futuro, incentivando-o a realizar os seus sonhos e aspirações”, contou.A piramide etária fornece dados sobre a geração X ( https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sc/sao-bento-do-sul/panorama) (2)
(1) https://noticiasdepenha.com/2018/08/08/prefeitura-....
...

Responder      12/11/2020

Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA