Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Livro infantil que recebeu apoio da Fapesc será lançado nesta quarta, Dia Nacional da Ciência

Quarta, 08 de julho de 2020

Clique para ampliar

Como conversar com crianças sobre os fungos? A ideia de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi desenvolver um livro infantil com linguagem fácil e atrativa para os pequenos. O lançamento da obra A descoberta nas pequenas coisas será realizada em uma live, nesta quarta-feira, 8, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador.

O projeto, do grupo de pesquisa MIND.Funga (Monitoring and Inventorying Neotropical Diversity of Fungi), coordenado pelo Laboratório de Micologia da UFSC, recebeu recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

O livro ‘A descoberta nas pequenas coisas’ conta a história das formigas zumbis, encontradas nas matas nebulares da Serra de Santa Catarina, e fazem parte dos estudos sobre a diversidade de fungos encontrada no Parque Nacional de São Joaquim, em Urubici. Um fungo usa as formigas para completar seu ciclo de vida. “Este fungo ataca e controla o comportamento das formigas. Na verdade, ele faz com que a formiga procure um local específico para morrer, um local que seria perfeito para o fungo liberar os seus esporos e contaminar outras formigas na floresta”, explica o professor Elisandro Ricardo Drechsler-Santos, doutor em Biologia de Fungos. Ele assina a autoria do livro com Cauê Azevedo Tomaz Oliveira e Weslley Ribeiro Nardes.


Foto: Divulgação / Mind.Funga

Quem nos leva a conhecer mais sobre o mundo dos fungos é a pequena e curiosa Olívia e você pode acompanhá-la nessa aventura. O livro já está disponível no repositório institucional da UFSC

O professor Drechsler-Santos ainda revela que o lançamento da versão e-book neste momento visa tornar a obra já disponível gratuitamente para utilização por qualquer escola ou professor do Brasil neste período de aulas não presenciais. “O livro é um material paradidático que ajuda no entendimento de como a taxonomia (ciência para classificação dos seres vivos) funciona, sobre a micologia e fungos, sobre a importância da biodiversidade e da sua conservação, entre outros temas”, complementa.

Live

O lançamento oficial do livro está agendado para esta quarta-feira, 8 de julho, às 17h, em uma live no canal do Youtube do grupo MIND.Funga, com duração aproximada de 60 minutos. Além dos autores, também participarão do evento a jornalista Sônia Bridi, repórter da Rede Globo formada na UFSC que fez a apresentação do livro, o professor André Ramos, secretário da regional de Santa Catarina da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC/SC), e o professor Fábio Zabot Hotlhausen, atual presidente da Fapesc.

A Fapesc também irá transmitir a Live em seu canal no Youtube. “Muito nos orgulha ver projetos apoiados pela Fapesc dando resultados como esse. Levar a Ciência para todos, envolver as crianças de forma lúdica, é muito importante para o fortalecimento desse setor tão fundamental em nossas vidas”, exalta o presidente da Fapesc.

Apoio à Pesquisa

A Fapesc, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) financiam as pesquisas e as bolsas de estudos do grupo MIND.Funga.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA