Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

MORTE E COR NO MEU JARDIM

Segunda, 29 de junho de 2020

Clique para ampliar
O inverno chegou e meu pé de jacatirão (ou manacá-da-serra, que é como se chama essa variedade de jacatirão de inverno) não floresceu. Está completamente seco, morreu. Chegamos de viagem há poucos dias, ficamos fora mais de três meses – fomos visitar o neto Rio, em Lisboa e até ficaríamos mais três meses, mas a vó quebrou o braço, então achamos melhor voltar. Ficaríamos menos do que no ano passado, quando ficamos sete meses, mas quem sabe voltamos ainda este ano. Pegamos a florada do jacarandá, em Portugal, de novo, que lá era primavera, e é uma beleza.

Então ficamos sem o nosso pé de jacatirão, o manacá-da-serra. Muita seca por aqui. Dá uma saudadezinha dele, pois os outros tantos pés de jacatirão, por aí, já começaram a florir há mais de mês, espalhando tons de vermelho e vinho por todo lugar.

Ano passado, nesta época, meu pé de jacatirão-manacá acabava de estrear, tinha a sua primeira florada normal, completa, embora eu não estivesse aqui. Meu sobrinho me enviava fotos dele. O outro pé de manacá-da-serra que eu tinha no centro do  jardim também havia morrido, uns dois anos antes: eu o podei exageradamente, talvez, e ele não brotou mais. Mas a natureza é mágica e, sem que eu plantasse, cresceu outro pé de manacá-jacatirão no jardim. Pena que eu não estava aqui para cuidar dele, este ano, e acabei perdendo-o, também.
As primeiras duas ou três flores dele que desabrocharam, com suas pétalas brancas, me deixaram muito feliz, pois é como se a primavera visitasse a minha casa, em pleno inverno. Na primeira vez, como que numa pré-estreia, foram só poucas flores. Normalmente, as pétalas de jacatirão, que abrem brancas, vão ficando mais vermelhas, a cada dia, e novas brancas vão aparecendo, para passarem por um degradê e ficarem quase da cor do vinho. E o processo vai se renovando e as cores vão permanecendo.
Este ano não plantei amor-perfeito e petúnias, pois teria que fazer isso no final do outono, e eu não estava aqui, por isso meu jardim está um pouco triste. Ainda bem que alguns hibiscos resistiram e continuam florescendo, duas espécies de orquídeas também,  e a minha coleção de folhagens, aquelas que cada uma tem folhas de cores diferentes, eu não lembro o nome. Um pé de azaleia está cheia de botões, felizmente.

Também deveria estar colhendo morangos, pois é inverno, mas como não pude cuidar deles, não há nem flores nos pés que sobraram. O manjericão está firme e cheio de folhas, felizmente, para temperar peixe, fazer molho pesto e defumar anchovas e tenho, também, cana-limão e alecrim, para fazer chá e enfrentar a gripe que vem por aí, com o inverno. Mas a sálvia secou e a hortelã também sumiu, acho que por causa do frio. Felizmente ainda tenho salsinha, cebolinha, os temperinhos verdes que não podem faltar. Eles sobreviveram, desta vez. Assim como os pés de couve, que vou replantar. E meus pés de maracujá doce, que plantei antes de viajar, estão vivos, cresceram poucos, mas estão vivos. Estou ansioso para ver suas flores, belíssimas, e comer o seu fruto, delicioso.
E ainda há tempo para plantar os amores-perfeitos e petúnias, para fazerem companhia aos hibiscos – devo achar mudas para comprar - e assim deixar mais colorida e feliz a minha horta/jardim. Mesmo sem o pé de jacatirão. Ano que vem teremos um verão com eles, de novo, pois vou providenciar um novo pé de manacá-da-serra.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA