Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Sociedade Ginástica Completa 95 Anos de Histórica Participação na Comunidade

Sexta, 26 de junho de 2020

Clique para ampliar
Há exatos 95 anos, em 26 de junho de 1925, nascia um dos clubes sociais mais antigos e atualmente mais estruturados de Santa Catarina. A Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento chega à histórica data com uma participação expressiva na comunidade e uma ampla infraestrutura social, esportiva e de lazer.

         Os salões da Sociedade Ginástica foram sede, nessas décadas, dos mais representativos eventos de São Bento do Sul. Posses oficiais, eventos e encontros de instituições públicas e privadas, competições esportivas e apresentações culturais marcam a história do clube e do município.

         Para o atual presidente, ao longo do tempo o clube soube conciliar o atendimento aos associados e o envolvimento com a sociedade. “É muito gratificante ver as famílias usando sua estrutura para momentos de esporte e de confraternização, ao mesmo tempo em que acolhe a comunidade para eventos que valorizam a cultura, o conhecimento e a integração”, destaca Nelson Kanzler.

         As estatísticas comprovam a ampla utilização da Sociedade Ginástica pelos seus 1.200 associados e familiares e também da sociedade em geral. Em 2019, foram mais de 1.600 eventos realizados nas suas dependências, como festas, confraternizações, reuniões e eventos. O levantamento calcula uma média de 135 programações mensais e 5 diárias.

         A estrutura atual da Sociedade Ginástica contempla atualmente uma sede social com 5 salões, restaurante, bar e salas de jogos e reuniões. Há ainda mais três ambientes para festas e duas novas churrasqueiras que serão concluídas em breve. O complexo esportivo e de lazer é formado por piscina, saunas, academia, ginásio poliesportivo, estande de tiro, quadras de tênis, vôlei e basquete, campos de futebol, parque infantil e pista de corrida e caminhada. Os associados têm ainda à disposição aulas em diversas modalidades esportivas.

 

Clique para ampliar
FESTAS TÍPICAS
 

         A Sociedade Ginástica é promotora de um dos principais eventos de atração turística de São Bento do Sul, gerando um relevante retorno econômico à comunidade. A Schlachtfest, que realizou sua 37ª edição em 2019 e terá a próxima em 2021, se tornou referência nacional na valorização da cultura germânica, ao mesmo tempo em que oferece uma programação social e de lazer a milhares de pessoas. Para valorizar a tradição das cervejarias artesanais, por sua vez, o clube mantém o Ginástico Bierfestival. O evento, que teve sua 5ª edição realizada neste ano, reúne cervejarias e outras atrações, como gastronomia e música.

 

HISTÓRIA

         A fundação da Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento aconteceu por iniciativa de um grupo de entusiastas, que buscavam incentivar e fortalecer a prática da ginástica olímpica. Nascida oficialmente no dia 26 de junho de 1925, a Sociedade Ginástica teve o inspetor escolar Germano Wagenführ como seu primeiro presidente. A sede ficava no Salão Independência, onde atualmente funciona o Shopping Zipperer.

         Em março de 1932, quando um trágico incêndio consumiu quase toda a estrutura do então Salão Independência, a Sociedade Ginástica passou a funcionar provisoriamente na Sociedade Atiradores. No dia 14 de fevereiro de 1933 houve a mudança para a nova sede, o recém-construído Salão Keil. A partir de então, o clube vem sendo ampliado e melhorado para receber as famílias dos associados e os eventos da sociedade.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA