Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

DIA DE PORTUGAL E DA LÍNGUA PORTUGUESA

Segunda, 15 de junho de 2020

 

 

Dia 10 de junho, Dia de Portugal e de Camões em Portugal e Dia da Lingua Portuguesa no Brasil. Dia lindão de sol em Lisboa, alguma coisa fechada, por causa do feriado, mas também muita coisa aberta. Hoje almoçamos na casa do Rio, nosso neto, aproveitamos para dar uns apertos e uns cheiros no cara. Ele continua andando muito, mas pede um colinho e a gente dá, como não? Continua treinando os seus sons agudos e está pintando mais um dentinho. Cada vez mais fofão. Ele gosta muito de frutas: laranja, mirtilo, cereja, etc. Não gostava de banana, mas agora passou a gostar. Quando a gente come banana tem que dividir com ele. E gosta muito de mamão, também. Aqui em Portugal não tem, o mamão vem de fora. Mas a gente encontra nos supermercados e quitandas, como o aipim, também, que vem do Marrocos. E levamos um para ele, ele comeu de sobremesa. Queria mais.

Então hoje é o Dia de Portugal e de Camões. A primeira comemoração do dia 10 de junho foi  no ano de 1880, por um decreto real de D Luís I que declarou "Dia de Festa Nacional e de Grande Gala" para comemorar os 300 anos da hipotética data da morte de Luís de Camões, 10 de junho de 1580. E desde lá se festeja o Dia de Portugal e de Camões. No Brasil, na mesma data e por causa dela, comemora-se o Dia da Língua Portuguesa. De maneira que, para honrar as duas grandiosas comemorações, partilhamos o poema de Bilac e um de Camões:

“DIA DA EXALTAÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA -  ÚLTIMA FLOR DO LÁCIO INCULTA  E BELA!/ És, a um tempo, esplendor e sepultura:/ Ouro nativo, que na ganga impura / À bruta mina entre os cascalhos vela... // Amo-te assim, desconhecida e obscura,/ Tuba de alto clangor, lira singela,/ Que tens o trom e o silvo da procela / E o arrolo da saudade e da ternura! // Amo o teu viço agreste e o teu aroma / De virgens selvas e de oceano largo! / Amo-te, ó rude e doloroso idioma, // Em que da voz materna ouvi:”Meu filho!” / E em que Camões chorou no exílio amargo,/

O gênio sem Ventura e o amor sem brilho!”(OLAVO BILAC:”O PRÍNCIPE DOS POETAS”,O maior expoente do parnasianismo brasileiro— 1900.)

“Amor é fogo que arde sem se ver – Camões - Amor é fogo que arde sem se ver, / é ferida que dói, e não se sente; / é um contentamento descontente, / é dor que desatina sem doer. // É um não querer mais que bem querer; / é um andar solitário entre a gente; / é nunca contentar-se de contente; / é um cuidar que ganha em se perder. // É querer estar preso por vontade; / é servir a quem vence, o vencedor; / é ter com quem nos mata, lealdade. // Mas como causar pode seu favor / nos corações humanos amizade, / se tão contrário a si é o mesmo Amor…”

Leia o Diário da Pandemia na minha página e na página do Grupo Literário A ILHA, no Face book. Toda manhã, um novo capitulo.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA