Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Chuva e frio marcam começo de junho em Santa Catarina

Quinta, 04 de junho de 2020

Clique para ampliar

Santa Catarina sofre com uma forte estiagem desde o início do ano, porém o cenário pode começar a mudar nos próximos dias. Estão previstas chuvas para sexta-feira, dia 5, que devem se intensificar por todo o estado entre os dias 11 e 12 de junho. Além disso, o frio também apareceu. O dia amanheceu gelado nesta quarta-feira, 3, e registrou a menor temperatura do ano em Santa Catarina. Às 7h, os termômetros marcaram -6,8°C no município de Bom Jardim da Serra. Os dados são do INMET e da Epagri/Ciram.

Na quinta-feira, 4, a massa de ar frio e seco começa a perder força, porém o amanhecer ainda dever ser de temperaturas baixas. As mínimas devem variar de 3°C e 8°C nas regiões do Oeste e Planalto Sul e entre 10°C e 13°C nas demais áreas. Mas a frente fria volta no sábado, dia 6, e irá favorecer registros negativos e a formação de geadas no fim de semana em Santa Catarina.


Imagem: Defesa Civil

A previsão, apesar de positiva, não significa uma melhora definitiva no deficit hídrico causado pela estiagem no estado. A chuva prevista para junho é aguardada principalmente no Litoral e Vale do Itajaí, regiões mais afetadas pelo fenômeno nos últimos dois meses. Em abril e maio, o percentual ficou bem abaixo da média nessas regiões, com totais entre 20 e 40 % da média climatológica do mês, segundo dados da Epagri/Ciram. No Oeste e Meio-Oeste, os totais ficaram mais elevados, com acumulados que ultrapassaram os 150 milímetros em maio, alcançando a média histórica do mês.

Julho e agosto terão um volume de chuvas que variam de na média e abaixo da média climatológica, logo, a chuva será mal distribuída e irregular nos meses seguintes a junho. O Governo do Estado reforça a importância do consumo consciente da água dentro de casa.

Previsão do tempo para a primeira semana de junho:

Quinta-feira (04/06):
Tempo: instável com chuva e trovoadas a partir do oeste e norte do estado, estendendo-se as demais regiões na tarde e noite, devido a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil. 
Temperatura: segue baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Sexta-feira (05/06):
Tempo: instável com chuva e trovoadas em SC, devido ao deslocamento de uma frente fria. Risco de temporal isolado, especialmente no Oeste e Meio-Oeste. A chuva deve ser melhor distribuída e com totais mais elevados no estado. 
Temperatura: segue baixa devido a cobertura de nuvens.
Vento: nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas.

Sábado (06/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens e condição de chuva na maioria das regiões, melhorando com aberturas de sol no decorrer do dia.
Temperatura: em declínio com a chegada de uma massa de ar frio e seco.
Vento: nordeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.

Domingo (07/06):
Tempo: madrugada e manhã com mais nuvens no oeste e sul do estado, com sol no decorrer do dia. Nas demais regiões, tempo firme e ensolarado.
Temperatura: mais baixa, especialmente ao amanhecer e à noite.
Vento: oeste a sudoeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral.
Fonte: Epagri / Ciram



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA