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Inovação e tecnologia ampliam a prestação de serviços digitais do Estado ao cidadão durante pandemia

Segunda, 01 de junho de 2020

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Os desafios impostos pela pandemia de coronavírus mudaram a forma, mas não o compromisso do Governo do Estado com a prestação de serviços ao cidadão. As aulas suspensas desde março, por exemplo, foram para dentro da casa dos estudantes da rede estadual. Para ajudar a identificar pacientes com Covid-19 e evitar o deslocamento até um posto de saúde, um questionário online foi desenvolvido. E assim, com aplicativos, sites e plataformas digitais, secretarias e  órgãos de Estado adaptaram suas rotinas e substituíram o atendimento presencial pelo online.

Além de garantir a segurança necessária neste momento, o Governo Digital permite que o Estado continue presente na vida das pessoas e ainda garantiu uma economia que já supera os R$ 34 milhões, a partir da eliminação do uso de papel.

“Mais do que nunca é o momento de reinventar as coisas. A tecnologia, a inovação e a criatividade estão ajudando a minimizar os impactos desta pandemia na rotina dos cidadãos. É um processo que iniciamos desde o início desta gestão e que vai continuar mesmo depois que superarmos este desafio. Especialmente no serviço público, as ferramentas digitais proporcionam uma estrutura mais moderna, enxuta e muito mais eficiente na entrega dos serviços”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Capitaneado pela Secretaria de Estado da Administração (SEA), o processo já alcança um quarto dos serviços prestados pelo poder executivo. “Atualmente, 26% estão disponíveis em plataforma digital. E a nossa meta é de que até 2022 todos os serviços estejam digitalizados”, destaca o secretário da pasta, Jorge Eduardo Tasca. 


Foto: Mauricio Vieira / Secom

Ele acrescenta que a viabilidade técnica de toda essa transformação é em grande parte garantida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), responsável pelo desenvolvimento de muitos dos serviços online oferecidos pelo Governo do Estado.  É o caso do portal sc.gov.br, que hoje agrega em um mesmo ambiente todas as notícias e serviços oferecidos pelo estado, assim como o Portal da Transparência do executivo estadual catarinense. 

O Ciasc também tem sido determinante no desenvolvimento de soluções que auxiliam o Governo do Estado no enfrentamento à pandemia. A integração entre o sistema da educação estadual (SISGESC) com a plataforma Google Classroom, por exemplo, permitiu aos professores da rede estadual a manutenção das atividades educacionais com seus alunos. A emissão eletrônica do licenciamento de veículos (CRLV-e), do Detran, e o aprimoramento dos serviços da Delegacia Virtual, da Polícia Civil, também contribuíram de forma significativa no isolamento social.



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