Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mafra realizou 253 testes para o novo coronavírus

Sexta, 29 de maio de 2020

 

Total inclui exames laboratoriais e testes rápidos

 

Desde o início da pandemia até a última sexta-feira, 29, Mafra realizou ao todo 253 testes para o novo coronavírus, incluídos neste total os testes rápidos e os exames laboratoriais (PCR).

 

Para realizá-los, o município segue a Nota Técnica Conjunta nº 002/2020 – COSEMS/SUV/SPS/SES/SC – COE (atualizada em 05/05/2020) - para a notificação, investigação e coleta de casos suspeitos da COVID-19. Diante do cenário epidemiológico de Santa Catarina, com transmissão comunitária do vírus, a Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) realizou a definição dos critérios para a vigilância dos casos e coleta de amostras.

A escolha da testagem é determinada após avaliação médica, para os exames laboratoriais (PCR), que exigem a coleta de amostra nasal/oral e identificam a presença de vírus nos pacientes, são realizadas naqueles pacientes que apresentam Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) e sintomas de Síndromes Gripais (SG). A coleta deve ser realizada preferencialmente entre o 3° e o 5° dia do surgimento dos sintomas e as amostras são encaminhadas ao Laboratório Central – LACEN – em Florianópolis. Até sexta-feira, foram realizados 136 exames PCR.

 

Já o teste imunológico (teste rápido) é realizado com a coleta de sangue. Tais testes identificam a presença de anticorpos, produzidos em resposta à infecção viral geralmente a partir do 7º dia do inicio dos sintomas. Por essa razão, os testes rápidos devem ser realizados somente após o período de sete dias e seguem protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Em Mafra foram realizados 117 testes rápidos até a última sexta-feira.

 

Vale a pena reforçar que pacientes de outros municípios também são coletados em Mafra, quando da suspeita e os mesmos encontram- se internados, salientamos também que   um paciente  pode ser re testado para COVID 19  conforme manifestações clinicas e avaliação médica

 

Monitoramento de casos

A realização dos testes permitiu que fossem confirmados sete casos no nosso município até o dia 29 de maio.

Os casos suspeitos ou confirmados estão sendo monitorados pelas equipes de saúde. Estes monitoramentos acontecem via telefone, whats app e também por visitas domiciliares. As visitas monitoramento são realizadas em dias esporádicos e em casos determinados pela equipe da saúde. Profissionais da Saúde de Mafra, em conjunto com policiais militares, fazem parte da Patrulha da Saúde COVID-19 e realizam visitas. Isso porque, mesmo antes dos resultados, os casos já passam a ficar em isolamento social, juntamente com os familiares que têm contato direto com os pacientes. “A patrulha tem como objetivo proteger a população mafrense do coronavírus. O objetivo das visitas é saber se as medidas de isolamento social estão sendo seguidas pelo paciente e por seus familiares, além de avaliar o quadro clínico de casos suspeitos e confirmados”, declarou a secretária de Saúde Jaqueline Previatti Veiga.

 

O prefeito Wellington Bielecki destacou a importância da patrulha, dizendo que “os testes vêm sendo realizados diariamente, sob orientação médica, mas fazer o acompanhamento das pessoas que estão fazendo o teste, mesmo sem o resultado positivo, é que vem trazendo os resultados que vemos aqui em Mafra. São estas medidas, acompanhadas do cuidado que cada um tem em sua casa ou trabalho, que vão fazer com que possamos vencer esta pandemia”, concluiu.

 

Drive Thru

Outra medida adotada nesta semana pela Patrulha da Saúde COVID-19 foi o Drive Thru COVID-19, realizado na segunda-feira, 25, no Alto de Mafra, e na quarta-feira, 27, no bairro Restinga. A ação visa a parada voluntária de veículos para a aferição da temperatura de motoristas e passageiros. Se o enfermeiro identificar que a temperatura de um dos voluntários está alta, são repassadas orientações para o encaminhamento correto aos serviços de saúde. O Drive Thru é outra parceria entre Prefeitura e Polícia Militar e se junta às demais ações de monitoramento da população realizadas pela Patrulha da Saúde COVID-19 e já estão previstas ações para a próxima semana.

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA