Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Mutirão na Saúde para liberar exames de laboratório será neste sábado em São Bento do Sul

Quinta, 28 de maio de 2020

Neste sábado algumas unidades de saúde do município estarão abertas ao público das 8h às 12h para atender exclusivamente pacientes que estão com guias para requisição de exames laboratoriais.

 

Conforme explicou o secretário de Saúde Manuel Rodriguez Del Olmo, "o objetivo deste mutirão é atender aos pacientes que estavam com as guias aguardando autorização para exames laboratoriais e, por motivo da pandemia e suspensão dos atendimentos na saúde, não puderam realizar seus exames. Agora iremos autorizar todos e encaminhar para a realização no laboratório municipal e também em laboratórios particulares", disse o secretário.

 

Desde o dia 19 de março quando os serviços para realização de exames laboratoriais foram suspensos todos os pacientes que já estavam com suas guias em mãos não puderam agendar seus exames nas unidades de saúde como de costume.

 

Devido a pandemia o laboratório municipal manteve atendimento somente para gestantes, prioridades e urgências, que foi o permitido na ocasião pelo Governo do Estado.

 

Então neste sábado um atendimento especial será realizado.

 

Como as unidades tem que manter redução do fluxo de pessoas, um profissional estará orientando o público na entrada das unidades de saúde para manter o protocolo de segurança contra a Covid-19.

 

É imprescindível que todos estejam utilizando máscaras e mantendo distanciamento seguro para prevenir o contágio da Covid-19.

 

A diretora do departamento de Atenção à Saúde Etiane Ploszai Linzmeyer comentou que os pacientes tem em casa a guia do exame, a requisição que não foi autorizada anteriormente em virtude da pandemia. "Neste sábado então estes pacientes deverão dirigir-se até a unidade de saúde mais próxima com a requisição dos exames em mãos. No local todos os pacientes serão atendidos, sem limitação de atendimento. Não será necessário chegar de madrugada na fila, todos serão atendidos, inclusive quem chegar no final do horário", comentou Etiane.

 

Como fazer

Os usuários que possuem guias para exames deverão comparecer à uma Unidade de Saúde levando documentos pessoais e a guia do exame.

 

Todos devem usar máscaras e aguardar pelo atendimento.

 

No local será realizada uma atualização de dados como endereço e principalmente telefone, pois o contato informando a data, local e preparação do exame será feito por telefone posteriormente, e serão realizadas até três tentativas de contato.

 

Os usuários receberão uma guia para autorização do exame e uma via desta autorização ficará com a Secretaria de Saúde, que organizará a separação por local, por laboratório.

 

Clique para ampliar

Os laboratórios atenderão em horário estendido e horários especiais para exames com preparação.

 

Para a realização do exame os pacientes deverão levar a guia de autorização no laboratório na data agendada, e posteriormente deverão providenciar a retirada dos resultados, ou no próprio local ou pelo site dos laboratórios.

 

Locais de atendimento no mutirão

Todas as unidades de saúde, o Cadia - Centro de Atendimento ao Diabético e o CEM - Centro de Especialidades Médicas estarão atendendo sábado das 8h às 12h no mutirão exclusivamente para agendamento de exames laboratoriais. Apenas a unidade do bairro Rio Vermelho Povoado e o CAPS não estarão atendendo neste dia.

 

Para a comunidade que busca atendimento no bairro Rio Vermelho Povoado, a Secretaria de Saúde orienta que procure a unidade no horário normal de atendimento a partir de segunda-feira, e todos os usuários com requisições de exames terão seus agendamentos encaminhados.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA