Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Relatório de Gestão Acisbs 2019/2020 - Presidente Ismar Becker

Quinta, 28 de maio de 2020

 

SOLUÇÕES EMPRESARIAIS

 

Associados/Soluções Empresariais:

 

491 associados (até 25 de maio)

347 associados com solução

147 com uma solução

123 com duas soluções 52 com três soluções

25 com quatro ou mais

 

Mais utilizadas:

 

1º - 171 associados  com login ativo do SCPC, com 23.545 consultas realizadas.

2º - 120 utilizando Útil Card, com 5460 cartões  ativos disponibilizados aos funcionários de empresas associadas.

3º - 116 utilizando Unimed, coma cobertura de 1.564 vidas

4º - 93 utilizando Útil Alimentação

5º - 37 empresas cadastradas no Programa de estágios, 11 termos ativos com 27 estudantes em estágio nas empresas.

 

Outras soluções: benefícios fiscais; Certificados de Origem; estrutura para eventos; Propriedade Intelectual

(Printe);  Uniodonto (assistência odontológica); SOS Telecom (serviços específicos na área de telecomunicações, de auditoria e consultoria para a  racionalização dos gastos com telefonia); protesto de título; XML Empresarial (solução para organizar, rastrear e armazenar os arquivos XML das notas fiscais eletrônicas).

 

São Bento Empregos – ação de responsabilidade social e de apoio ao empresário com a divulgação de vagas de forma gratuita. O endereço é  www.saobentoempregos.com.br. No período de junho de 2019 a maio de 2020, o site recebeu 56 mil usuários únicos e 2,9 milhões de visualizações de página.

 

Atendimento BRDE- atendimento gratuito aos associados interessados em conhecer as linhas de financiamento e produtos das instituições financeiras BRDE. Agendas mensais com horário marcado.

 

Capacitações – a entidade realiza capacitações, palestras, oficinas e workshops com inúmeros temas, visando o aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional em diversas áreas. Em 2019, o destaque foi o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE), que compreendeu as áreas: comercial e marketing, financeiro; gestão de pessoas e industrial. Ao todo, 75 colaboradores das empresas associadas participaram das capacitações que ocorreram durante todo o ano. Na avaliação dos alunos, o programa obteve média 9.

 

Foram realizados 34 eventos, que juntos compreenderam 864 participantes, de 448 empresas. Totalizando 9.005 horas.  

 

Núcleos Setoriais – atualmente são 15 grupos de trabalho compostos por representantes de empresas de um mesmo segmento ou não, com o objetivo de aproximar, promover o associativismo, favorecer o desenvolvimento das empresas, do seu setor e da economia do município. São aproximadamente 250 nucleados e 200 empresas participantes.  O Programa Empreender é praticado em SC há mais de 25 anos e tem apoiado mais de 7.645 empresas em 94 cidades, através de 583 núcleos empresariais.

 

 

Tipo

2019

Capacitação

30

Confraternização de fim de ano 

1

Eventos 

17

Missão empresarial

2

Reuniões extraordinárias, de coordenação e alinhamentos

15

Reuniões ordinárias

109

Visitas técnicas 

11

Pessoas envolvidas nas ações de núcleos 

3.279

Empresas envolvidas nas ações de núcleos 

1.626

 

 

Alguns projetos desenvolvidos pelos núcleos:

 

Geração Empreendedora -  em parceria com a Facisc, o programa acontece em todo o Estado. Foi criado para estimular e orientar estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares sobre empreendedorismo e a cultura associativista. Em 2019, o Programa Geração Empreendedora realizou a 5ª edição e já envolveu mais de 1 mil estudantes. É dividido em etapas que acontecem ao longo do ano, a partir de um modelo de oficinas, onde os estudantes acompanham o dia a dia dos empresários e aprendem sobre processos de produção e gestão, além de interagir e integrar o sistema associativista a partir da participação nos núcleos presentes nas associações empresariais. Das 5 edições, a Acisbs participou de quatro.

 

Semana dos Núcleos - 4ª edição da Semana dos Núcleos que compreendeu palestras e eventos voltados para a integração dos participantes dos núcleos, associados, classe empresarial e comunidade em geral. Ao todo, os nove eventos de 2019, abordaram temas como: mulheres empreendedoras, descarte de eletrônicos, saúde e segurança do trabalho, marketing imobiliário, responsabilidade social, papel do líder e outros.   Nos três dias de evento, os Núcleos reuniram 546 pessoas. 

 

Inspeção Veicular Gratuita (IVG) -  o Núcleo de Automecânicas  participou da ação estadual, organizada pelo Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA). Em 2019, as oficinas mecânicas do Núcleo realizaram a inspeção de mais de 100 veículos na cidade. A IVG em Santa Catarina acontece há mais de 20 anos pelos núcleos ligados ao NEA.  É realizada anualmente e incentiva a manutenção preventiva para evitar acidentes e aumentar a segurança nas estradas.  

 

Feirão do Imposto - as ações do Feirão aconteceram em todo o Brasil por meio da Confederação Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), e em Santa Catarina, contaram com o apoio do Conselho Estadual de Jovens Empreendedores (Cejesc). Cada ano um tema é trabalhado, em 2019 foi Reforma Tributária. 

 

 

Diretoria Gestão 2019/2020

 

Reuniões                                      

2019

Reuniões da Diretoria

05

Reuniões da Diretoria e Conselho Deliberativo

16

Reuniões da Diretoria aberta aos associados  *Diálogos Institucionais

07

Reuniões do Conselho Fiscal

01

Reuniões do Conselho Superior  

03

 

Ações institucionais: 

 

Pesquisa de satisfação – em outubro de 2019, A Acisbs realizou uma pesquisa de satisfação junto aos seus associados. A pesquisa contou com a participação de 15% dos associados, que responderam 20 questões sobre estrutura, treinamentos, soluções empresariais, núcleos setoriais e institucional. As questões apontadas pelos associados estão sendo trabalhadas por um grupo de diretores, no desenvolvimento de ações e soluções, como é o caso da Rede de Negócios e mentorias. Os encontros do grupo de trabalho acontecem duas vezes por mês. 

 

Medida Provisória nº 881, de 2019, (Liberdade Econômica): importante atuação da entidade, que após dois meses de atuação conjunta entre Acisbs, por meio da diretoria e do Núcleo de Contabilidade, e a secretaria de Finanças da Prefeitura de São Bento do Sul, foi aprovada na Câmara de Vereadores, em dezembro de 2019, a Lei 399/2019, estabelece diretrizes no município para utilizar o Enquadramento Empresarial Simplificado (EES) e seus procedimentos decorrentes da Lei Estadual nº 17.071/2017, da Lei Federal nº 11.598 (REDESIM), de 03 de dezembro de 2007 e Lei Federal nº 13.874 (Declaração de Direitos de Liberdade Econômica), de 20 de setembro de 2019. Um avanço para São Bento, com a  instituição de critérios gerais para emissão de alvarás, assim como regulamentação de procedimentos simplificados para a abertura e registro de negócios. Desburocratiza com foco na criação de oportunidades, geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento econômico e social. Em 17 de fevereiro de 2020, o decreto municipal 1.671, foi publicado no Diário Oficial. 

 

Fetep: Foi realizada uma adequação após um período crítico, com o objetivo de tornar a entidade autossustentável, com a realização de um trabalho de  aglutinação das instituições educacionais, e a busca do equilíbrio financeiro que foi atingido. A atuação acontece por meio de cinco ações, sendo elas: incrementar receitas; reduzir a dependência de recursos públicos  e/ou recebê-los por contrapartida de serviços; atrair novos incubados; gerar uma atmosfera inovadora e empreendedora; e consolidar a base tecnológica em São Bento do Sul. O aporte financeiro realizado pela prefeitura e aprovado pela Câmara de Vereadores permitiu a liberação do recurso de forma bastante ágil. Sem a intervenção da Acisbs, a Fundação entraria em processo de falência. 

 

Adequação Estatutos – ainda em fase de avaliação, a atual gestão tem buscado a adequação dos estatutos da entidade, com o objetivo de eliminar temas com definições e regras insuficientes ou pouco claras. Em breve a Acisbs deverá contar com documentos reformulados, que atendam de melhor forma, os anseios da entidade e seus associados. 

 

Pandemia – com a chegada da pandemia da Covid-19, a Acisbs tem reestruturando seus atendimentos, assim como, tem realizado a reformulação das ações planejadas para este ano. As reuniões estão acontecendo de modo virtual, com temas e pautas que visam atender seus associados neste momento de incertezas. Além da criação da página especial https://covid19.acisbs.org.br/, que compreende  documentos, conteúdos, boletins, materiais sobre os webinars linhas de créditos. Outra página criada foi o site ‘Em frente, São Bento’, no endereço https://apoieonegociolocal.acisbs.org.br/, projeto de responsabilidade social que atende tanto empresas associadas como não associados para que divulguem seus negócios. A rede disponibiliza cupons de desconto aos usuários, estabelecidos por cada empresa participante. Em uma semana , a página recebeu 5.400 visualizações de página com duração média de sessão de quase 7 minutos. Os usuários únicos chegam a 500. 

 

Webinar – realização de webinars com as instituições de crédito para buscar alternativas recursos para as empresas associadas. Ao todo, foram realizadas seis reuniões on lines de apresentações. Os vídeos estão disponíveis no canal de You Tube da Acisbs.

 

Pesquisa Covid 19 – pesquisa realizada para compreender a situação das empresas associadas e buscar alternativas de apoio e ajuda neste momento de pandemia. Até 07 de maio, os resultados apontados resultaram em 90 participantes, sendo 50% da área de serviço, 24% do comércio e 21% indústria. Quanto ao faturamento durante a pandemia, 37,8% apontaram que reduziu em 50%; 33,3% em 20%; 15,6% cresceu 50% e 13,3% se manteve constante. Em relação ao quadro de colaboradores, 57,8% mantiveram o quadro; 15,6% reduziu jornada; 14,4% demitiu e 11,1% suspendeu contratos de trabalho conforme MP 936. Das dificuldades enfrentadas, 83,3% apontam a queda no faturamento; 27,8% capital de giro; 22,2% pagamento de impostos. 

 

Mentorias – a Acisbs iniciou uma série de mentorias gratuitas, em diversas áreas, com o objetivo de atender às demandas apontadas na pesquisa realizada junto aos associados da entidade. Neste primeiro momento, as mentorias são abertas e a comunidade empresarial em geral pode participar, basta acompanhar a programação e acessar o link da sala de reunião. Além da apresentação do tema por cada mentor, o programa visa dialogar com os participantes, esclarecendo as dúvidas. A série teve início no dia 18 de maio, com o webinar ‘Novo normal: vida pós-covid-19’, com o presidente Ismar Becker. As mentorias acontecem nas segundas e quartas-feiras via Google Meet e são transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da Acisbs, a rede de mentores da Acisbs vai trazer cases e temas demandados na pesquisa Covid-19.

 

Entrega Face Shields – a Acisbs recebeu a doação de 400 Face Shields e fez o repasse para os municípios de São Bento, Campo Alegre e Rio Negrinho. A doação foi realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer) e o material foi distribuído gratuitamente para os profissionais de saúde da região. 

 

Prorrogação de tributos federais -  Facisc e Acisbs entram com pedido de liminar para prorrogação de tributos federais, para amenizar o peso dos efeitos da quarentena nas empresas ligadas ao Sistema Facisc. As começaram a ser protocoladas no dia 8 de abril.

 

Campanha – em parceria com outras entidades da cidade, a Acisbs integra a Campanha Máscaras para Todos. Até a data de 7 de maio, foram entregues à população 20 mil máscaras. A meta é atingir a marca de 50 mil. As doações continuam e além de empresas e entidades, pessoas físicas também podem contribuir. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA