Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Consultas para especialidades são retomadas com 50% da capacidade permitida

Segunda, 25 de maio de 2020

Clique para ampliar

 

Na última quarta-feira (20) o Governo do Estado publicou duas portarias, 341 e 342, liberando o retorno das cirurgias, consultas e exames eletivos na rede hospitalar pública e privada de Santa Catarina que foram retomadas a partir desta segunda-feira (25).

 

Para o secretário de Saúde de São Bento do Sul Manuel Rodriguez Del Olmo, que inclusive já havia cobrado do secretário de Estado da Saúde esta liberação em benefício da população, "foi uma ação positiva. A população está necessitando de atendimento médico para diversas especialidades. Trabalhamos duro para reduzir as filas de espera ou diminuí-las muito, e esse período de pandemia infelizmente trouxe novamente os pacientes para estas filas de espera. Iremos trabalhar duro para tentar minimizar esta espera", disse o secretário.

 

 

Retorno limitado em 50% da capacidade

Os procedimentos eletivos estavam suspensos desde a adoção das primeiras medidas de distanciamento social no estado, no dia 17 de março, e agora são retomados com um limite de 50% da capacidade, ou seja, apenas metade das consultas serão realizadas até que ocorra um novo posicionamento por parte do Governo do Estado.

 

 

Consultas e atendimentos

No Cento de Especialidades Médicas - CEM, a enfermeira Adriana Rejane Beil Hezer informou que os pacientes com prioridades já estão sendo chamados, seguidos dos pacientes que já estavam com suas consultas agendadas, mas que foram suspensas a partir de 17 de março.

 

Já nas Unidades Básicas de Saúde, segundo a coordenadora da Rede de Atenção Básica à Saúde, Suzieli Lamin, o atendimento à população se dará com certos cuidados. Conforme Suzieli, "como as unidades de saúde são locais de alto risco de contágio do Covid-19, recomendamos que somente as pessoas com extrema necessidade dirijam-se até as unidades em busca de atendimento médico. Estamos em um período muito delicado, e necessitamos da compreensão e colaboração de toda população", disse.

 

As unidades de saúde estão atendendo por agendamento somente gestantes, puérperas e crianças. As demais pessoas que necessitarem de atendimento médico serão atendidas por livre demanda, ou seja, sem agendamento e por ordem de chegada à unidade de saúde.

 

Medidas de segurança como controle de pessoas no acesso às unidades de saúde e higienização serão aplicados diariamente, inclusive haverá demarcação para manter o distanciamento entre as pessoas.

 

Também haverá um profissional de saúde na porta das unidades para avaliar as pessoas que chegarem ao local e, nos casos de sintoma respiratório, este paciente será conduzido até uma sala de isolamento para atendimento.

 

Outra orientação é que evite-se levar acompanhantes para as consultas, levando somente em casos de extrema necessidade.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA