Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 3059-1228       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Parceria entre Lacen e Embrapa ampliará testes na região do Oeste

Terça, 19 de maio de 2020

Clique para ampliar

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) firmou parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de Concórdia para a realização de exames de RT-PCR para detecção da Covid-19. O objetivo principal é auxiliar no atendimento das demandas dos municípios do Oeste catarinense, compreendidos na Macrorregião do Grande Oeste e das regiões do Alto Uruguai, Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste, estes últimos pertencentes à Macrorregião do Meio-Oeste e Serra Catarinense.

>>>Governo do Estado recomenda medidas restritivas na região do Alto Uruguai, no Oeste catarinense

Na cooperação estabelecida entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, ficou acordada a utilização dos laboratórios oficiais do Mapa para ampliação da oferta de diagnóstico da doença na rede pública. A Anvisa, por meio da RDC n.º 364/2020, permitiu aos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária realizarem esses exames, em caráter temporário e excepcional, em função da pandemia. 

De acordo com a diretora do Lacen, Marlei Pickler De Biasi dos Anjos, tal cooperação irá trazer mais agilidade e aumentar o número de testes para a região. A unidade já realizou 18 mil testes PT-PCR desde o início da pandemia. ”Até então, o Lacen era o único laboratório público apto a realizar o teste para detectar Covid”, destaca. “Essa cooperação representa a ampliação da capacidade de realização de testes em nossa rede pública”.

O Laboratório da Embrapa de Concórdia já tem experiência na realização da metodologia RT-PCR e duas profissionais foram treinadas pela equipe do Setor de Biologia Molecular do Lacen/SC para a realização da detecção do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19.

>>>Governo do Estado recomenda adoção de medidas mais restritivas em Chapecó e região Oeste

A ação ainda contou com a participação do Laboratório Regional de Joaçaba, que integra a rede Lacen de laboratórios e executará a fase pré-analítica do exame. A Diretoria de Articulação Regional da Secretaria de Estado da Saúde (SES) será responsável por coordenar o transporte das amostras.

A região Oeste é uma das que registra o maior crescimento em número de casos: no total são 608 confirmados (Meio-Oeste e Serra Catarinense) e 691 (Grande Oeste),segundo dados desta segunda-feira, 18. “A Secretaria de Estado da Saúde  está expandindo a rede de diagnóstico para o Oeste do Estado que, neste momento, apresenta um aumento significativo no número de casos do novo coronavírus”, completa Marlei.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 3059-1228
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: contatojornalevolucao.com.br



© Copyright 2020 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA