Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

ESPERANÇA QUE NÃO PODE MORRER


É final de semana de novo e estes últimos dias amanhecera  gloriosos em Lisboa, com muito sol e a volta da luz única à cidade das sete colinas. Até saímos para comprar umas coisinhas e levar o Rio para tomar sol. Procuramos as ruas mais vazias, pois as principais estavam apinhadas de gente, parecia um dia normal antes da pandemia, mas é só o desconfinamento. Dá até a impressão de que os turistas estão de volta, pois a gente ouve pessoas falando em inglês, francês, alemão, etc. E toda essa gente na rua parece muito bonito, mas não sei até que ponto isso pode agravar a situação, pois muitos não usam máscara. Até ontem o número de mortes vinha caindo a cada dia, aqui em Portugal, mas hoje deu um pulo. Na sexta, por exemplo, foram seis óbitos, mas no sábado foram treze. Tomara que a curva do covid 19 não volte a subir.

O pouquinho que passeamos no centro de Lisboa deu pra ver que os jacarandás estão cada vez mais bonitos, mais floridos, e os tapetes azuis nas calçadas estão começando a se formar aos pés dos caminhantes. Há uma quantidade muito grande de jacarandás aqui em Lisboa, então a cidade, que já é bonita, fica mais bela ainda. 

Neste sábado, comemos cerejas frescas, novamente, e estão uma delícia. Também nêsperas, que estão grandes e doces. Preciso ir à quitanda para comprar pêssegos paraguaios, que está chegando o tempo deles, e morangos gigantes, que logo, logo, acabam. E eu tô ficando craque em trocar fraldas, dar comida, dar banho em bebê. Estou treinando com o Rio, meu neto de um ano, pois a vó está com o braço engessado, então eu vou ajudando. Ele é uma companhia muito querida, pois está sempre de bom humor, conversa muito no seu bebenês fluente e nos faz felizes.

E o Brasil continua com mais de 800 mortes por dia. É um número muito alto. Estou torcendo para que saia o resultado dos estudos sobre a hidroxicloroquina, para sabermos se realmente é uma droga eficiente contra a covid 19. Vi a entrevista de uma médica imunologista na Jovem Pan sobre a pandemia e ela disse que esse remédio pode funcionar no início da contágio, ao contrário do que vínhamos ouvindo até agora. Seria bom se ela fosse eficaz e não houvessem efeitos colaterais graves, pois um tratamento que ajude no início é tudo o que precisamos. Porque a vacina vai demorar bastantinho. Seria bom, também, se houvesse um Ministro da Saúde que permanecesse no cargo por mais tempo e que não sofresse intervenções de quem não é médico. Teríamos mais chances de lutar eficientemente contra a doença.

Então vamos continuar a nos cuidar. Cuidem-se muito. Cuidando de si, estarão cuidando dos outros.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA