Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

O FINAL DE SEMANA E A PANDEMIA

Segunda, 20 de abril de 2020

Mais um sábado com dia de semana, 18 de abril, e sábado é dia de Rua das Pretas. Com a pandemia em ser, tudo fechado em Lisboa – e em quase todo o mundo - qualquer reunião  proibida, o espetáculo – ou concerto, como se diz aqui em Portugal – agora é on line, virtual. Então vejo e ouço a tertúlia apresentada pelo Pierre, criador do novo e revolucionário formato do Rua das Pretas – música intimista com bons vinhos portugueses como se fosse na sala da gente -  com a participação de cantores brasileiros, portugueses e de outros países, através do  Zoom, abençoada tecnologia, enquanto escrevo este capitulo de hoje do meu diário da pandemia. Música popular brasileira, música portuguesa, música do mundo da melhor qualidade.

Pra começar, vamos falar de coisa boa, que depois vamos ter de falar também do vírus virulento, que ataca o mundo todo. Pois esse diário é publicado em meu blog, CRÔNICA DO DIA: http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br, e o blog é divulgado na minha página e na página do nosso Grupo Literário A IILHA, no Face, no Instagram, etc. E recebemos comentários no próprio blog, no face, no Whatsapp, no Messenger. Procuramos, aqui neste diário, falar destes dias de isolamento, de como passamos o tempo, o que fazemos, de maneira leve e até de bom humor, quando é possível. E aí a gente recebe uma ligação de Los Angeles, da  diva Silvia Aderne, atriz do Cirque du Soleil, contadora de história master, para dizer que está lendo o meu Diário da Pandemia todos os dias, que tem gostado muito, porque ela gosta de poder saber do cotidiano de outras pessoas numa situação que nunca enfrentamos antes. E falou mais tanta coisa bonita que fico acanhado de aqui reproduzir, pois acho que nem mereço. Não é reconfortante, não é gratificante? É por coisas assim que vale a pena escrever. Obrigado, Silvia, desde que a conheci, agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de encontrá-la em meu caminho, de poder usufruir da amizade de uma pessoa tão fantástica. Grande beijo.

O dia aqui na Luzboa foi lindo hoje e dá uma vontade danada de sair à rua. Mas não dá pra facilitar a propagação do coronavírus, senão muito mais pessoas podem perecer e a nossa economia, a economia mundial será mais e mais destroçada e nós ficaremos sem emprego, sem lugar pra trabalhar e sem isso não se vive. Mas como as autoridades portuguesas começaram a mencionar um possível início da liberação do comércio e das atividades no país, para retomar a economia, a partir de maio,  parece que as pessoas estão tomando isso como uma autorização para sair de suas casas e já tivemos, ontem e hoje, umpouco mais de pessoas nas ruas, pelo menos aqui em Lisboa. Como já disse antes, esperemos que a curva comece o seu declínio, pois o povo cumpriu, até agora, o isolamento e isso tem funcionado. O número de mortes aqui em Portugal, hoje, foi de 657. E os casos confirmados são 19.022. Há uma certa estabilidade na progressão desses números, tem até baixado um pouquinho nos últimos dias e esperemos que este seja o fim do pico, para em seguida começar a cair.

No Brasil, onde o presidente vem instigando o povo a sair de casa há bastante tempo, dizendo que as pessoas têm que trabalhar, há muita gente na rua, nos últimos dias, conforme tenho visto na CNN Brasil e tenho sabido por amigos de lá. E, pra variar, os brasileiros não tem que suportar só a pandemia, tem que aturar também a animosidade entre o presidente e Rodrigo Maia, entre outras politicagens. É lamentável.

Temo que o pico não tenha chegado lá e que essa liberação quase geral venha a aumentar muito as infecçoes pelo coronavírus. Espero que não, mas temo que sim, pela situação que vem se desenhando. O número de mortes na nossa terra tupiniquim é, até agora, de 2.141. Casos confirmados somam 33.682. Mas segundo quem entende do assunto, se houvesse um número de testes adequados – a quantidade de pessoas que vem sendo testadas é muito aquém do que seria necessário – esses números não devem refletir a realidade, pode ser bem maior. Espera-se que não, mas as evidências…

O isolamento aqui em Portugal já passa de um mês, mas seguimos bem, pois temos Rio, o nosso neto português, que acabou de completar um ano, para nos fazer companhia e nos dar alegria todos os dias. Hoje li um pouco, ouvi música, tomei sol com o Rio e comecei a revisão do meu livro de crônicas. Fiquem bem, todos, e não saiam de casa, a não ser que seja estritamente necessário. Com máscara e álcool gel. E vejam mais capitulos do diário da pandemia nomeu blog CRÔNICA DO DIA, em http://luizcarlosamorim.blogspot.com.br.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA