Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

DIÁRIO DA PANDEMIA - 12.04.2020

Segunda, 13 de abril de 2020

Este 12 de abril, domingo de Páscoa, amanheceu o dia mais lindo do ano, com muito sol e aquela luz única de Lisboa. Uma vontade de sair, passear, mas não arredamos pé de casa, pois com o coronavírus de espalhando, precisamos conter a sua proliferação não favorecendo o contágio. Há que se ficar em casa. É uma pena, pois hoje teríamos passeios fantásticos, nesta cidade linda que é Lisboa. Mas, mesmo assim, é uma das Páscoas mais felizes de nossas vidas. É a Páscoa com Rio, nosso neto, que completou um ano anteontem. Ele é uma lufada de ar fresco, a personificação da alegria, um raio de luz, uma companhia que nos faz feliz o tempo todo. Então é uma Páscoa das melhores que já tivemos e só temos a agradecer por tudo. Acho que nesse quarto andar do nosso edifício aqui no Chiado só estamos nós, são só dois apartamentos por andar, então estamos muito à vontade. Não sei o vizinho de baixo o que está achando, mas procuramos não exacerbar nossa alegria.
De manhã, ou lá pelo meio da manhã, que não acordamos cedo hoje de novo, um coelhinho veio nos acordar. Eu já estava acordado, olhando o correio e o Zap, mas a vó ainda não, pois domingo é sagrado para ela. Mas este é um domingo especial, um domingo de Páscoa. E o coelhinho Rio veio trazer a Páscoa para nós. Rio significa renovação, renascimento, liberdade, tudo o que a Páscoa significa. E estávamos precisando de uma Páscoa, de um Rio, porque nestes tempos de pandemia, precisamos nos reciclar, nos renovar, renascer, reaprender a viver. Como o Menino que nasceu e morreu, mas ressuscitou e foi para o Pai. Por nós. Então precisamos ficar em casa por nós e por todos.
Precisamos sair melhores desta experiência dantesca, precisamos nos tornar mais humanos, mais solidários, melhores. Então vamos nos libertar de todo preconceito, de toda maldade, de todo ranço que certamente temos e nos renovarmos. Seremos capazes? Precisamos ser.
E Rio nos está ajudando nisso. Então conviver com ele nos torna melhores, torna nossos dias mais leves, mais felizes e não fica difícil cumprir o isolamento, ficar em casa, procurar não facilitar a propagação do vírus virulento.
É bom ficar com ele, brincar, rir, descobrir coisas novas junto com ele, pois nossos filhos foram bebês há um bom tempo e a gente nem se lembrava mais de como era. E Rio nos traz também isso de volta. E Rio faz coisas novas todos os dias. Então brincamos muito, hoje brincamos de coelho e ele, que não come nem doce nem salgado, hoje experimentou um pedacinho de chocolate e anteontem, no aniversário dele, experimentou um pedacinho de brigadeiro. Surpreendeu-nos, à tarde, depois de comer a fruta dele, colocando um meio limão que estava sobre a mesa, perto dele, na boca, sem nem fazer careta. Aí colocamos um pouquinho de suco de limão numa colher e demos a ele achando que ele ia rejeitar, mas qual! Ele encarou sem fazer careta. No dia do aniversário dele, deus os primeiros três passinhos sozinho, foi uma festa. Não é pra ser feliz?
Hoje não li jornais, pois domingo não existe mais jornal impresso, e ver televisão não tá dando mais, então aproveitei para fazer duas ou três lições de francês e ler um pouquinho. Preciso terminar de escrever meu livro de contos e o outro de crônicas sobre a minha terra, Corupá, o Vale das Águas, a Cidade das Cachoeiras, que fica no norte de Santa Catarina, ao pé da Serra do Mar, mas hoje não é dia para isto. Feliz Páscoa para todos.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA