Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Governo do Estado firma parceria com UFSC para testes de detecção do SARS-COV-2


Clique para ampliar

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) firmou uma importante parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o objetivo de ampliar o atendimento à demanda de exames para o diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19). O Lacen vem produzindo uma média mensal de mil testes.

A UFSC colocou à disposição dois laboratórios, equipamentos e profissionais qualificados e treinados nos protocolos do Lacen para realizar a detecção do vírus SARS-CoV-2, pela metodologia RT-PCR em tempo real. Nesta quinta-feira, 26, a UFSC iniciou as primeiras análises para o diagnóstico da Covid-19.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, a parceria com a UFSC para análises das amostras relativas à Covid-19 é de extrema importância neste momento para Santa Catarina. “Podemos dar maior celeridade nos resultados das amostras. Isso faz com que tenhamos condutas mais assertivas dentro da rede hospitalar, além de condutas mais apropriadas no que diz respeito a pacientes que estejam em isolamento domiciliar. Além disso, traz uma diminuição da ansiedade para a população, o que acaba acontecendo quando temos coleta de amostras que tardam para serem liberadas com o resultado positivo ou negativo. Então essa parceria tende a aumentar e fazer com que tenhamos demandas mais ágeis, especialmente, para que a população seja melhor atendida”, explica o secretário.

>>>Tire suas dúvidas sobre as medidas restritivas e as ações de combate e prevenção à Covid-19

Desde fevereiro, o Laboratório Central já realizou mais de 1,3 mil testes para detecção do vírus, que foram distribuídos aos municípios catarinenses.

O Lacen é o laboratório de referência estadual e coordenador da rede pública laboratorial no território catarinense. Por isso, as amostras continuarão sendo encaminhadas para o órgão, que fará a triagem e definirá aquelas que serão direcionadas para a UFSC.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo Youtube, Instagram e Facebook do Governo do Estado. 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA