Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Coronavírus em SC: Governo lança guia com dicas de saúde mental para período de isolamento social

Sexta, 27 de março de 2020

Clique para ampliar

A pandemia de Covid-19 está afetando diretamente a vida de milhares de pessoas em Santa Catarina e no mundo. O isolamento social determinado pelo Governo do Estado como forma de conter o avanço da transmissão do coronavírus é uma medida que vem sendo compreendida e apoiada pela população. Entretanto, com o passar dos dias, o home office pode trazer efeitos como ansiedade e irritação para muitas pessoas. 

Coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde, a psiquiatra Caroline Galli Moreira preparou um guia onde propõe ações para o período de quarentena. As recomendações são direcionadas à população em geral, profissionais de saúde, líderes de equipes, cuidadores de crianças, idosos e pessoas que moram sozinhas.

>>> Acesse aqui o nosso Guia de Saúde Mental para lidar com o isolamento social

Segundo Caroline, em meio ao isolamento causado pela pandemia do novo coronavírus muitas pessoas podem se sentir tristes, confusas e chateadas. Por isso, é preciso seguir algumas dicas para minimizar o sofrimento neste período. 

“É preciso reduzir o tempo que a pessoa assiste noticiários. O fundamental é  buscar fontes confiáveis. O repentino, e quase constante fluxo de notícias, faz com que as pessoas sintam-se preocupadas em excesso. Se atente aos fatos e não aos rumores”, afirma. “Também é necessário adotar uma rotina mesmo ficando em casa. É importante se vestir, tomar banho, arrumar o cabelo mesmo que seja apenas para ficar em casa. Lembre-se sempre de que muitas coisas não foram canceladas: a família, a música, o canto e riso”, conclui a psiquiatra”, finaliza. 

>>>Tire suas dúvidas sobre as medidas restritivas e as ações de combate e prevenção à Covid-19

Confira algumas recomendações para ficar em casa

  • Adote uma rotina mesmo ficando em casa 
  • Mantenha-se conectado: Faça contato com seus amigos, procure fazer videochamadas com a família, principalmente com aquelas pessoas que estão sozinhas.
  • Fale como está se sentindo: Conte como está se sentindo no confinamento e pergunte aos amigos e familiares quais os sentimentos deles neste momento. 
  • Faça atividades: Envolva-se com atividades que gosta, música, meditação, exercícios, leitura e gastronomia. Dedique-se a ações que não conseguiria fazer no dia a dia comum.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações também podem ser acompanhadas por Youtube, Instagram e Facebook do Governo do Estado. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA