Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Prefeitura de Jaraguá do Sul define decreto com medidas preventivas ao coronavírus

Terça, 17 de março de 2020

A Prefeitura de Jaraguá do Sul definiu os procedimentos a serem adotados para a prevenção do coronavírus (Covid-19) no município, através do decreto 13.709/2020 embasado nas diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelos profissionais especializados da Secretaria Municipal de Saúde. O documento deve ser publicado na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial do Município.

 

Até esta segunda-feira, nenhum caso de coronavírus foi confirmado em Jaraguá do Sul. O município soma sete notificações, sendo que três seguem sob investigação e quatro foram descartados.

 

Entre as determinações previstas no decreto está a suspensão das atividades realizadas para o público idoso. Ficam suspensas também as atividades que envolvam competições das equipes do município.

 

Os eventos de massa sejam esportivos, artísticos, culturais, políticos, científicos, comerciais e religiosos, como missas e cultos, e outros com concentração acima de 50 pessoas também devem ser suspensos ou adiados. A exceção é para eventos que possam ocorrer sem a presença de público, como campeonato de futebol, mas estes só poderão ser realizados com portões fechados.

 

As aulas da rede municipal serão mantidas, mas uma série de precauções estão sendo determinadas, como a suspensão de passeios, o reforço na higiene, a abertura de portas e janelas mesmo com ar condicionado ligado. A situação está sendo avaliada pelo Município diariamente.

 

Ao assinar o decreto, o prefeito de Jaraguá do Sul Antídio Lunelli destacou que as medidas são necessárias para evitar a disseminação da doença. “De um lado estamos agindo com foco na prevenção, de outro estamos preparando nossas equipes de Saúde para agir caso a situação se agrave. O poder público tem a responsabilidade de se antecipar e proteger a comunidade. Não há motivo para pânico, mas há razões para cautela como temos acompanhado no mundo todo”, disse.

 

Entre as ações para reforçar o atendimento de Saúde, a Prefeitura decidiu suspender a concessão de férias e licença prêmio aos servidores do setor. Também analisará a necessidade de contratação emergencial de novos médicos e adotou medidas como a suspensão das atividades em grupo, como controle de tabagismo, academias de saúde, e outros.

 

 

Uma campanha de mobilização começa ser feita também em unidades de saúde, creches, escolas e abrigos. O Procon vai ficar responsável por realizar operações em estabelecimentos comerciais com o objetivo de identificar e coibir abusos ao consumidor na venda de produtos relacionados à prevenção ao vírus, como o caso do álcool em gel.

 

 

 

 

 

O que fazer ao sentir os sintomas

 

Na reunião, o secretário da Saúde Alceu Moretti reforçou orientações importantes à população. Caso o paciente apresente os sintomas de coronavírus, como febre, tosse, falta de ar, dores musculares e de cabeça, deve procurar atendimento em uma unidade básica de saúde. Lá os agentes de saúde farão o devido encaminhamento, se necessário, e darão as orientações ao paciente.

 

Quem tiver com sintomas respiratórios deve evitar sair de casa, utilizar ônibus, ir para a escola e até mesmo trabalhar até que os sintomas diminuam. Essa recomendação é voltada principalmente para a população acima de 60 anos que está mais suscetível a doença. Por isso os idosos devem evitar locais com aglomeração de pessoas e preferencialmente ficar em casa.

Em caso de dúvidas sobre onde procurar ajuda, as pessoas devem ligar para o número 136, do Disque Saúde, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

Somente serão transferidos para UPAs ou hospitais pacientes em estado mais grave. Os sintomas da coronavírus são semelhantes ao de gripe e a recomendação para quem não tiver o caso agravado é que fique em isolamento e monitoramento em casa.

 

 

 

 

Principais medidas do decreto:

 

- Ficam suspensas as atividades realizadas para o público idoso;

 

- Escolas deverão adotar medidas de higiene e suspender também passeios pedagógicos;

 

- Orientação para que universidades adotem aulas em ambiente virtual;

 

- Quem voltar de viagem do exterior ou de Estados com casos confirmados deve passar sete dias em isolamento mesmo que sem os sintomas;

 

- Recomendação a pacientes com sintomas respiratórios para ficarem restritos ao domicílio e evitar ambientes com aglomerações;

 

- Suspensão de eventos de massa com público superior a 50 pessoas em espaço fechado;

 

- Locais de grande circulação de pessoas, como terminais urbanos, shopping centers e comércio em geral devem reforçar medidas de higienização e disponibilizar álcool gel 70%;

 

 

- Os serviços de alimentação, tais como restaurante, lanchonetes e bares deverão adotar medidas de prevenção para conter a disseminação da Covid-19;

 

- O Procon realizará fiscalizações para coibir o aumento injustificado de preços de produtos de combate e proteção a Covid-19;

 

- Ficam suspensas as viagens de servidores do município;

 

- Ficam suspensas as férias e licença prêmio aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde;



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA